15 de abril de 2026.
  • INÍCIO
  • POLÍTICA
  • POLICIAL
  • ESPORTES
  • PAJEÚ
  • VIAGEM AO PASSADO
  • ARCOVERDE
  • TELEFONES ÚTEIS
Governo do Estado de Pernambuco
Prefeitura de Arcoverde
Home Política

Pesquisa Veritá que dava empate entre Raquel Lyra e João Campos é suspensa pela Justiça Eleitoral

Romero Moraes por Romero Moraes
13 de abril de 2026
emᅠ Política
A A
0
Datafolha: João Campos tem 47%; Raquel Lyra 35% para o Governo de Pernambuco
Compartilhe nosso conteúdo:

O Diretório Estadual do MDB de Pernambuco ingressou com representação na Justiça Eleitoral questionando a regularidade da pesquisa registrada sob o nº PE-02184/2026, realizada pelo Instituto Veritá, e obteve decisão favorável do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE).

O levantamento indicava empate técnico entre os pré-candidatos ao Governo de Pernambuco, a atual governadora Raquel Lyra (PSD) e o ex-prefeito do Recife, João Campos (PSB). O MDB integra o campo político de apoio ao socialista.

O relator, desembargador Fernando Braga Damasceno, determinou a imediata suspensão da divulgação da pesquisa, além da retirada do conteúdo já publicado nos meios de comunicação sob responsabilidade do instituto, no prazo de 24 horas, sob pena de multa diária de R$ 10 mil.

A ação do MDB-PE apontou inconsistências técnicas relevantes, como falhas no plano amostral, ausência de informações obrigatórias, inconsistências estatísticas e na descrição metodológica. Na decisão, o magistrado reconhece que os elementos apresentados indicam possível comprometimento da confiabilidade do levantamento e risco de influência indevida sobre o eleitorado.

Para o presidente estadual do MDB em Pernambuco, Raul Henry, a decisão reforça a responsabilidade dos atores políticos na defesa da lisura do processo eleitoral. “Não se pode normalizar a divulgação de pesquisas com fragilidades técnicas que possam distorcer o cenário político. O MDB atuou com firmeza para proteger o eleitor e garantir que o debate público se baseie em informações confiáveis. Pernambuco precisa de um processo eleitoral transparente e à altura do que a população espera”, argumentou o dirigente.

O MDB-PE destaca que seguirá atento e atuante para assegurar o cumprimento das regras eleitorais, especialmente em um momento de definição de projetos para o futuro do Estado.

Tags: Política
Compartilhe no Facebook!Envie no WhatsApp!

NotíciasRelacionadas

Flávio encosta em Lula no primeiro turno e supera o petista no segundo, diz nova pesquisa
Política

Flávio Bolsonaro ultrapassa Lula no segundo turno pela primeira vez, aponta Genial/Quaest

15 de abril de 2026
Amupe abre diálogo com Alepe sobre o tema da LOA
Política

Amupe abre diálogo com Alepe sobre o tema da LOA

14 de abril de 2026
Vereador e deputado estadual quase saem no tapa no plenário da Câmara do Recife
Política

Vereador e deputado estadual quase saem no tapa no plenário da Câmara do Recife

14 de abril de 2026
Mais notícias
Próximo Post
Pré-candidato à Presidência defende prisão de ministros do STF: “Se consideram acima da lei”

Pré-candidato à Presidência defende prisão de ministros do STF: "Se consideram acima da lei"

Deixe seu comentário:

No Result
View All Result

INDEXBrasil - © Blog Mais Pajeú 2025 - Todos os direitos reservados.

No Result
View All Result
  • INÍCIO
  • POLÍTICA
  • POLICIAL
  • ESPORTES
  • PAJEÚ
  • VIAGEM AO PASSADO
  • ARCOVERDE
  • TELEFONES ÚTEIS

INDEXBrasil - © Blog Mais Pajeú 2025 - Todos os direitos reservados.