30 de outubro de 2026.
  • INÍCIO
Governo de Pernambuco
Atel Telecom
Home Notícia

Pernambuco tem 66 casos suspeitos de intoxicação por contato com petróleo

Romero Moraes por Romero Moraes
6 de abril de 2021
emᅠ Notícia
A A
0
Pernambuco tem 66 casos suspeitos de intoxicação por contato com petróleo
Compartilhe nosso conteúdo:

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) informou, nesta quinta-feira (31), que desde o dia 18 de outubro, 66 casos de suposta intoxicação devido ao contato com o petróleo que atingiu as praias nordestinas foram notificados e estão sendo investigados pelas equipes de Vigilância em Saúde.


Das 66 ocorrências, 26 são relacionadas à exposição no município do Cabo de Santo Agostinho, 18 em São José da Coroa Grande, seis em Ipojuca, duas na Ilha de Itamaracá, uma em Paulista e duas no litoral de Alagoas (Maceió e Maragogi). Outras 11 notificações constam sem informação do local de exposição.

Os pacientes apresentaram apenas sintomas leves como dor de cabeça, náuseas, falta de ar, tontura e diarreia. Todos receberam atendimentos ambulatoriais sem precisar de hospitalização. A maioria das pessoas que foram atendidas eram do sexo masculino e a predominância foi de jovens e adultos, entre 19 e 59 anos. Seis eram menores de 18 anos.

Além dos casos que já foram atestados, outros 35 estão sendo analisados pelos municípios e tendo mais informações coletadas, pois as fichas de notificação não apresentam elementos suficientes para caracterizá-los como intoxicação pelo petróleo.

“Estamos fazendo um trabalho de revisão e análise criteriosa das informações de todos os casos registrados, já que há ocorrência de casos difusos, alguns sem nenhuma relação com intoxicação devido ao petróleo, e outros com sinais e sintomas mais relacionados aos danos provocados pela exposição excessiva ao sol e até dores musculares por causa da atividade física de recolher o material das praias”, afirmou o coordenador do Centro de Informações Estratégicas da Vigilância em Saúde (Cievs), George Dimech.

O Ministério da Saúde, por meio do Boletim Epidemiológico 32, divulgado nesta quinta-feira (31), avalia que, neste momento, as evidências consolidadas sugerem que o impacto da substância para a saúde pública é baixo.

Segundo o coordenador, as pessoas que tiveram contato com o óleo nos últimos dias e apresentam os sintomas devem ir ao serviço de saúde mais acessível.

O Centro de Assistência Toxicológica de Pernambuco (Ceatox), que funciona como uma central telefônica, está à disposição da população e dos profissionais de saúde para sanar dúvidas e prestar orientações sobre os casos de intoxicações. O contato pode ser feito por meio do telefone 0800.722.6001. |FolhaPE|
Tags: Pernambuco
Compartilhe no Facebook!Envie no WhatsApp!

NotíciasRelacionadas

Maria Arraes e Aline Mariano comandam grande reunião com apoiadores em Jaboatão
Notícia

Maria Arraes e Aline Mariano comandam grande reunião com apoiadores em Jaboatão

2 de outubro de 2026
Zeca intensifica campanha de Raquel Lyra, Marcelo e Gustavo Gouveia em caminhada no Jardim da Serra em Arcoverde
Notícia

Zeca intensifica campanha de Raquel Lyra, Marcelo e Gustavo Gouveia em caminhada no Jardim da Serra em Arcoverde

30 de setembro de 2026
Palavra do Dia: Firme âncora da alma
Notícia

Palavra do Dia: Nunca esquecidos

27 de setembro de 2026
Mais notícias
Próximo Post
02 de Novembro – Dia de Finados

02 de Novembro - Dia de Finados

Deixe seu comentário:

No Result
View All Result

INDEXBrasil - © Blog Mais Pajeú 2025 - Todos os direitos reservados.

No Result
View All Result
  • INÍCIO

INDEXBrasil - © Blog Mais Pajeú 2025 - Todos os direitos reservados.