25 de outubro de 2026.
  • INÍCIO
Prefeitura de Arcoverde
Atel Telecom
Home Brasil

Caso de doença da ‘urina preta’ é confirmado em Óbidos (PA); morte é investigada

Romero Moraes por Romero Moraes
28 de junho de 2022
emᅠ Brasil
A A
0
Caso de doença da ‘urina preta’ é confirmado em Óbidos (PA); morte é investigada
Compartilhe nosso conteúdo:

Doença de Haff é possivelmente causada por consumo de espécie de peixe

A doença de Haff, conhecida popularmente como a “doença da urina preta”, foi confirmada na cidade de Óbidos, no Pará, pela Secretaria Municipal da Saúde. Um paciente foi acometido pela doença e morreu. Até a publicação desta reportagem somente um óbito havia sido confirmado.

A vítima é um homem, morador de Óbidos e que tinha comorbidades. O caso foi detectado em um hospital particular na cidade de Santarém, localizada a quase 1.400 km da capital, Belém.

Além disso, a secretaria também confirmou que outras duas pessoas, da mesma família que a vítima, apresentaram os sintomas da doença. Elas estão em monitoramento e foram notificadas como casos suspeitos da doença de Haff.

Apesar da gravidade, possivelmente ocasionada após o consumo de algumas espécies de peixe, como tambaqui, pacu e pirapitinga, as pessoas que apresentaram sintomas não correm risco de morte, estão estáveis e em casa.

O Departamento de Vigilância em Saúde está realizando o relatório do caso com detalhes do processo de investigação epidemiológica e a coleta dos materiais (sangue e urina dos notificados vivos) que seguiram na segunda-feira (27) para análise do Lacen (Laboratório Central), em Belém (PA).

A secretaria esclareceu ainda que não há nenhuma determinação proibindo o consumo das espécies de peixe. O que há, no momento, é um alerta epidemiológico que recomenda a não ingestão das espécies que são mais propensas à doença de Haff e a orientação para as medidas a serem adotadas em caso de manifestação dos sintomas.

A Prefeitura de Óbidos informa que as medidas previstas no protocolo para esses casos estão sendo adotadas. Segundo a administração municipal, quando forem confirmadas oficialmente novas informações acerca dos casos suspeitos, a população será informada. (R7)

Tags: Brasil
Compartilhe no Facebook!Envie no WhatsApp!

NotíciasRelacionadas

Morre, aos 59 anos, o influenciador Lito Sousa
Brasil

Morre, aos 59 anos, o influenciador Lito Sousa

1 de outubro de 2026
Lula anuncia ofensiva para tirar Jogo do Tigrinho do ar
Brasil

Lula proíbe bets e dá até o dia 5 para apostador resgatar valores

26 de setembro de 2026
Bilhões em dinheiro público para shows
Brasil

Bilhões em dinheiro público para shows

1 de setembro de 2026
Mais notícias
Próximo Post
Benefícios de junho: veja o calendário de pagamento do Vale Gás e Auxílio Brasil; confira datas e valores

Vale-Gás pode subir para R$ 120 ainda em 2022; saiba como fazer o cadastro para conseguir o benefício

Deixe seu comentário:

No Result
View All Result

INDEXBrasil - © Blog Mais Pajeú 2025 - Todos os direitos reservados.

No Result
View All Result
  • INÍCIO

INDEXBrasil - © Blog Mais Pajeú 2025 - Todos os direitos reservados.