O período compreendido entre os meses de agosto e dezembro são naturalmente os meses com mais ocorrências relacionadas a incêndios em vegetação. Neste período em razão das altas temperaturas, baixa umidade do ar e matéria seca, o ambiente apresenta as características ideais para a propagação dos incêndios em vegetação, porém para início do fogo em nossa região há a necessidade do fator humano.
A maior parte dos incêndios inciam pelo lançamento de pontas de cigarros nas margens das rodovias, uso do fogo para limpeza de terrenos, renovação de pastos e as famosas “coivaras” onde se perde o controle do fogo e um grande incêndio se inicia.
No mês de setembro realizamos 74 atendimentos desta natureza, uma média de aproximadamente 2,5 incêndios, porém nos três primeiros dias de outubro já realizamos 15 atendimentos, perfazendo ai uma média de 5 acionamentos dia.
Para evitarmos estes incêndios alguns cuidados devem ser tomados: Não jogar pontas de cigarro, lixo nas margens das rodovias, não usar o fogo para limpar terrenos, deixando estes sempre limpos. Manter ao redor das casas rurais uma área limpa, criação de aceiros entre as plantações, não atear fogo em lixo e acima de tudo termos a consciência que os incêndios além de trazerem danos econômico, ambientais podem ceifar vidas humanas.











Deixe seu comentário: