8 de maio de 2026.
  • INÍCIO
  • POLÍTICA
  • POLICIAL
  • ESPORTES
  • PAJEÚ
  • VIAGEM AO PASSADO
  • ARCOVERDE
  • TELEFONES ÚTEIS
Governo do Estado de Pernambuco
Prefeitura de Arcoverde
Home Fé e Religiosidade

Palavra do Dia: Entre gerações

Romero Moraes por Romero Moraes
10 de março de 2023
emᅠ Fé e Religiosidade
A A
0
Palavra do dia 26/07/2022 – Viva com Sabedoria!
Compartilhe nosso conteúdo:

Não repreenda asperamente ao homem idoso, mas exorte-o como se ele fosse seu pai; trate os jovens como a irmãos; as mulheres idosas, como a mães; e as moças, como a irmãs, com toda a pureza. (1 Timóteo 5.1-2)

A multiplicação de grupos nas nossas comunidades (crianças, adolescentes, jovens, adultos, casais, solteiros, descasados, idosos) tem benefícios. Mas, se convivemos apenas com “iguais”, deixamos de cultivar um dos presentes mais lindos que a comunidade proporciona: a sabedoria e o crescimento que vêm das relações de intergeracionalidade. É nelas que aprendemos o respeito e a convivência.

Quando os mais novos convivem só com pessoas da sua idade e esperam amadurecer espiritualmente sozinhos e aqueles com mais tempo de caminhada não se sentem responsáveis pelos mais novos, não há crescimento sadio. Crescimento vem do cultivo do relacionamento com Deus e da convivência e do cuidado mútuo na comunidade.

Uma comunidade sábia, que cresce num relacionamento dinâmico com Jesus, amadurece em fé, esperança e amor. Sugiro então que você seja humilde, abra os olhos e os ouvidos e encontre duas ou três pessoas da geração acima da sua para andar com você. Queira repartir a vida de forma transparente, desde as coisas mais simples até as “grandes” questões. Busque amar a Deus amando outros, aprendendo com a experiência do outro.

E se você é dos mais velhos: Não importa a sua idade, você tem muito para contribuir. Conheça os mais novos na sua comunidade, convide-os para a mesa da comunhão e comece a construir vínculos.

Que Deus nos mobilize a dar o primeiro passo na direção do outro e preservar o presente da intergeracionalidade.

Pai, que sejamos atentos ao amadurecimento na fé como algo não apenas pessoal, mas também comunitário.

Retirado de Refeições Diárias – Celebrando a Reconciliação. Editora Ultimato.

Tags: Fé e Religiosidade
Compartilhe no Facebook!Envie no WhatsApp!

NotíciasRelacionadas

Palavra do Dia: Firme âncora da alma
Fé e Religiosidade

Palavra do Dia: Quando o “eu” fala mais forte que o “Tu”

8 de maio de 2026
Palavra do Dia: Firme âncora da alma
Fé e Religiosidade

Palavra do Dia: Vendo os desafios como um obstáculo, não como uma barreira

7 de maio de 2026
Palavra do Dia: Firme âncora da alma
Fé e Religiosidade

Palavra do Dia: Quando menos é mais na presença d’Ele

6 de maio de 2026
Mais notícias
Próximo Post
Vídeo: PM dá chibatadas em homem que esperava por comida em Goiás

Vídeo: PM dá chibatadas em homem que esperava por comida em Goiás

Deixe seu comentário:

No Result
View All Result

INDEXBrasil - © Blog Mais Pajeú 2025 - Todos os direitos reservados.

No Result
View All Result
  • INÍCIO
  • POLÍTICA
  • POLICIAL
  • ESPORTES
  • PAJEÚ
  • VIAGEM AO PASSADO
  • ARCOVERDE
  • TELEFONES ÚTEIS

INDEXBrasil - © Blog Mais Pajeú 2025 - Todos os direitos reservados.