1 de novembro de 2026.
  • INÍCIO
Governo de Pernambuco
Atel Telecom
Home Política

Coluna O Linguarudo – Não vou mentir para agradar (29/05)

Romero Moraes por Romero Moraes
29 de maio de 2025
emᅠ Política
A A
0
Coluna O Linguarudo – Não vou mentir para agradar (29/05)
Compartilhe nosso conteúdo:

Lula entre Raquel e João – A visita do presidente Lula a Salgueiro, nesta terça-feira, evidenciou o início da disputa que se projeta para 2026 entre a governadora Raquel Lyra (PSD) e o prefeito do Recife, João Campos (PSB). Ciente do embate político local, Lula tentou equilibrar o jogo e elogiou ambos em entrevista ao Diário de Pernambuco: “Pernambuco tem sorte de ter nomes como Raquel Lyra e João Campos.” Desta vez, o clima foi diferente de outras ocasiões em que os dois dividiram palanque. Agora, Raquel é aliada e integra um partido da base do governo federal, enquanto João, recém-reeleito com ampla maioria, se projeta como principal nome da oposição na eleição estadual. Lula reconhece a força política de ambos e evita tomar partido. Em um cenário de desgaste nas grandes capitais do Sudeste, o presidente precisa manter o Nordeste — especialmente Pernambuco — como um reduto eleitoral. Em 2022, mesmo com divisões, Lula teve 66% no segundo turno. Hoje, pesquisas indicam intenção de voto acima dos 50%, mas abaixo dos 60%. Diante disso, a aliança com Raquel e João é estratégica. Como conciliar interesses? O presidente já deu a resposta: só em 2026.

Críticas à visita presidencial — O presidente do PL em Pernambuco, Anderson Ferreira, ironizou a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao estado, ocorrida dois anos e meio após o início do atual mandato. Segundo Ferreira, Lula chega para anunciar investimentos em uma obra da transposição do São Francisco que, conforme ele, já estava praticamente concluída durante o governo Bolsonaro. “A água chegou, mas cadê o desenvolvimento econômico prometido?”, questionou o ex-prefeito. Anderson também criticou a demora nas ações do governo federal, apontou falhas de planejamento e alertou para o risco de irregularidades, citando casos de desvios registrados em gestões anteriores do PT. Sobre a mobilização de aliados em torno da visita presidencial, alfinetou: “Quero ver amanhã quem vai carregar esse caixão.”

Críticas a Bolsonaro — Durante a inauguração do Ramal do Apodi, em Cachoeira dos Índios, na Paraíba, o presidente Lula (PT) direcionou duras críticas ao ex-presidente Jair Bolsonaro. Sem citar nomes, Lula condenou a postura do antecessor durante a pandemia e fez um discurso enfático contra o negacionismo. “O Brasil nunca mais terá um presidente negacionista”, declarou. Em seguida, reforçou o ataque: “Nunca mais esse país terá um presidente que brincou com a Covid, que mentia descaradamente e espalhava fake news pelas redes. O Brasil precisa de um presidente que viaje pelos estados, cuide da saúde, da educação, da defesa e da dignidade do povo.”

Desembargador aposentado Bartolomeu Bueno se filia ao PSDB para disputar Câmara Federal – O PSDB de Pernambuco filiou, nesta terça-feira (27.05), o desembargador aposentado Bartolomeu Bueno. O magistrado aposentado reforça os quadros do partido e chega com o projeto de concorrer a cadeira na Câmara dos Federal em 2026. Com uma trajetória de mais de 40 anos dedicados ao Judiciário estadual, Bueno desvinculou-se voluntariamente do cargo de desembargador em abril deste ano e retomou a advocacia. Ao longo da atuação no Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), assumiu a vice-presidência do órgão, a corregedoria-geral de Justiça e a presidência da Comissão de Direitos Humanos da instituição.

Projeto de João Paulo Costa propõe criar auxílio mensal para pais e responsáveis de pessoas com deficiência – O deputado João Paulo Costa utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa para repercutir um Projeto de Lei de sua autoria que cria o Auxílio Pernambuco Cuida, um benefício assistencial mensal no valor de R$ 500,00 destinado à pessoa legalmente responsável por pessoa deficiente que necessite de cuidados permanentes e que esteja inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Inocente quer saber! – Até quando as cidades do Pajeú vão tratar o esporte como prioridade secundária, mantendo as pastas de Esportes atreladas à Educação ou à Cultura, em vez de garantir uma secretaria exclusiva e estruturada?

Tags: Política
Compartilhe no Facebook!Envie no WhatsApp!

NotíciasRelacionadas

Influenciadora acusada de humilhar criança por política pede perdão e relata sofrer ameaças de morte
Política

Influenciadora acusada de humilhar criança por política pede perdão e relata sofrer ameaças de morte

31 de outubro de 2026
Flávio Bolsonaro diz que foi ameaçado de morte por Lula: “você não vai me enforcar”; Veja
Política

Flávio Bolsonaro faz a primeira live nos EUA e explica decisão de deixar o Brasil

31 de outubro de 2026
Julgamento de Bolsonaro ao vivo
Política

Jair Bolsonaro volta a apresentar crises de soluço e taquicardia após derrota de Flávio e ida do filho aos EUA

31 de outubro de 2026
Mais notícias
Próximo Post
Prefeitura de Arcoverde demonstra Transparência Fiscal em Audiência Pública sobre 1º Quadrimestre de 2025

Prefeitura de Arcoverde demonstra Transparência Fiscal em Audiência Pública sobre 1º Quadrimestre de 2025

Deixe seu comentário:

No Result
View All Result

INDEXBrasil - © Blog Mais Pajeú 2025 - Todos os direitos reservados.

No Result
View All Result
  • INÍCIO

INDEXBrasil - © Blog Mais Pajeú 2025 - Todos os direitos reservados.