A nova variante do coronavírus Arcturus, também chamada de XBB.1.16, foi detectada no Brasil. Sequenciada pela primeira vez na Índia em janeiro deste ano, e hoje presente em quase 40 países, a cepa da Covid-19 recém-descoberta foi identificada no estado de São Paulo, conforme o Ministério da Saúde.
A linhagem é tratada desde meados de abril como uma variante de interesse, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em função da rápida disseminação registrada nas últimas semanas.
O primeiro paciente infectado com o organismo é um homem de 75 anos, acamado e com comorbidades. Os sintomas gripais como febre persistente surgiram no dia 7 de abril, conforme informações do jornal Folha de S. Paulo. O caso foi notificado na sexta-feira (28).
A Secretaria Municipal da Saúde de Saúde informou ao jornal que o idoso foi encaminhado para atendimento em um hospital privado na Capital e recebeu alta na última quinta-feira (27).
Sintomas
A Arcturus provoca sintomas diferentes em comparação às cepas passadas, como conjuntivite e quadros de febre alta. Ela é uma linhagem que descende da BA.2 — que por sua vez derivou da Ômicron. A linhagem já foi sequenciada em ao menos 37 países, incluindo Austrália, Canadá e Reino Unido.
O Ministério da Saúde afirma que as evidências sobre a linhagem “não indicam riscos à saúde pública se comparada a XBB.1.5” — que é a principal cepa em circulação no País — e nem de aumento na gravidade dos casos.
Deixe seu comentário: