Dom João José da Motta Albuquerque nasceu no Recife em 27 de março de 1913, filho de Aline e José Feliciano da Motta e Albuquerque. Iniciou seus estudos em Nazaré da Mata, onde cursou o ensino primário, e seguiu sua formação no Seminário de Olinda, concluindo os cursos de Filosofia e Teologia. Foi ordenado sacerdote em 28 de abril de 1935, também em Nazaré da Mata. Irmão do escritor Mauro Mota, Dom João faleceu no Recife em 12 de setembro de 1987.
Ao longo de sua vida sacerdotal, exerceu diversas funções de destaque: atuou como capelão em comunidades religiosas, foi pároco de Nazaré da Mata, pró-vigário geral da diocese local, diretor do Colégio São José e secretário do bispado. Sua ordenação episcopal aconteceu em 28 de abril de 1957, na mesma cidade.
Entre 1957 e 1961, foi bispo de Afogados da Ingazeira. Em seguida, assumiu a Diocese de Sobral, no Ceará, onde permaneceu de 1961 até 1964. Nesse último ano, foi nomeado arcebispo de São Luís, no Maranhão. Durante o período em que participou do Concílio Vaticano II, Dom Motta hospedava-se com o então arcebispo de Cracóvia, Karol Wojtyła, que mais tarde se tornaria o Papa João Paulo II.
Visionário e comprometido com a educação popular, Dom João José da Motta Albuquerque foi o idealizador da Rádio Pajeú de Educação Popular, inaugurada em 4 de outubro de 1959, marcando sua contribuição para a comunicação no sertão.











Deixe seu comentário: