O Centro Cactos, em parceria com a Colônia Z-65, realizou um importante encontro em Afogados da Ingazeiracom a Presidente da Federação Pernambucana de Pesca, Enilde Oliveira, e representantes de diversas entidades e colônias de pesca do estado. O evento contou com a presença de Biu, Secretário Geral da Pastoral da Pesca da Nordeste 2, que também trouxe a mensagem dos bispos da região.
O encontro teve como foco discutir ações essenciais para a melhoria da qualidade de vida dos pescadores artesanais da região, incluindo:
🔹 Uso da Baronesa como insumo para pescadores: A importância do sistema de reuso das águas para garantir a sustentabilidade e qualidade no ambiente pesqueiro.
🔹 Ampliação do seguro defeso: Debate sobre a expansão do seguro para as regiões do Pajeú e Moxotó, garantindo mais proteção aos pescadores durante o período de defeso.
🔹 Parceria entre Comitê de Bacia e Ministério da Pesca: Foi anunciado o incentivo à compra de pescado pelo Ministério da Educação, com uma cota extra assinada pelo Ministro de Pesca, uma grande vitória para o setor pesqueiro.
🔹 Laboratório Móvel de Solo: Apresentação da metodologia de coleta de solo em parceria com a Prefeitura de Afogados da Ingazeira, um modelo de coleta de óleo para a região do Pajeú, Moxotó e Cariri Paraíbano.
🔹 Projetos em curso: Discussão sobre a aquisição de equipamentos e projetos em andamento para Afogados da Ingazeira e região do Pajeú.
O evento também foi marcado por uma exposição da construção do legado do então coordenador Totonho, à frente da CCR Submédio. A prestação de contas das ações realizadas entre 2008 e 2025, tanto para Pernambuco quanto para a Bahia.




Deixe seu comentário: