Tá na hora ou ainda é cedo? – O comentário em todo o estado e até mesmo nas disputas políticas das cidades é sobre 2026 sem ter ainda acontecido o 2024. O clima de polarização que tomou conta entre a governadora Raquel Lyra e o prefeito João Campos é crescente o que faz parecer que a eleição estadual está ainda mais perto. Mas, é muito cedo para se falar em 2026 quando ainda não passamos nem pela metade do mandato da governadora Raquel Lyra e muito menos chegamos às eleições municipais. Para tomar como parâmetro basta olharmos para o Recife de 2022 e o Recife de 2024. No ano de 2022, o grupo do prefeito João Campos sofreu uma derrota acachapante na cidade o que causou uma reação praticamente imediata no gestor de investir pesado em sua gestão e conseguir reverter o clima eleitoral que já colocava inclusive a vice-governadora Priscila Krause como provável nome palaciano para a disputa que poderia fazer com que João Campos não se reelegesse. Passaram-se os dois anos e hoje João Campos lidera todas às pesquisas de intenção de votos e tem uma aprovação recorde na cidade do Recife. No entanto, sua aprovação repercute positivamente nas cidades vizinhas e pode interferir nas eleições das cidades circunvizinhas. No entanto, a hipótese de uma provável disputa entre Raquel Lyra e João Campos pelo governo em 2026, mesmo ainda tendo dois anos pela frente beneficiaria a quem sabendo que tal qual o cenário se modificou de 22 pra cá, não poderia se modificar até 26? É muito cedo, mas para João não. Está mais do que na hora de já ir aos poucos colocando a possibilidade de ter seu nome à disposição para 2026. O mesmo ocorreu tanto com Raquel Lyra em Caruaru, quanto com Anderson Ferreira em Jaboatão e Miguel Coelho em Petrolina em plena campanha eleitoral de reeleição. Ambos sempre negavam a possibilidade dizendo que não era hora de se discutir sucessão estadual. Por incrível que pareça é a mesma justificativa dada por João. “Não existe disputa em curso para 2026”. No entanto, por se tratar do prefeito do Recife é lógico que a repercussão tende a ser maior da possibilidade e implica diretamente em um destaque maior para quem vai ser escolhido para a vaga de vice. Afinal, é quem vai conduzir praticamente 75% do mandato. (Silvinho Silva)
Augusto Valadares faz a alegria dos servidores municipais – Não nos pergunte como ele consegue, mas ele realmente tem seus servidores felizes pagando em dias, antecipando salário e agora até parte do 13º. O servidores municipais de Ouro Velho-PB agradecem.
Líder do Governo reclama de Raquel Lyra – Durante sessão na Assembleia Legislativa de Pernambuco, hoje, o líder do governo Raquel Lyra, deputado Izaías Régis (PSDB), usou a tribuna da Casa para desabafar sobre a falta de prioridade do Estado com a região que ele representa. As informações são do Blog Cenário. O parlamentar fez questão de citar as inúmeras promessas e compromissos feitos durante a campanha da tucana, que até então, não foram priorizados não só em Garanhuns, mas também em toda a região do Agreste Meridional, como a construção do Hospital Mestre Dominguinhos, melhorias na estrutura do Hospital Dom Moura, requalificação de estradas e a construção de um Instituto Médico Legal (IML). O líder do Governo praticamente implorou que a gestora honre os pactos para que ele e os demais colegas da região, que também vêm ouvindo cobranças, possam andar de cabeça erguida pelas ruas. “Eu espero que a governadora Raquel Lyra faça isso com urgência. A gente está aqui para pedir que essa urgência seja rápida, que a gente não tem mais condição de uma espera mais longa do que nós já temos. A população reclama muito, eu não vou tirar a razão da população do Agreste Meridional. Nós precisamos dar uma satisfação à população, nós precisamos mostrar à população que nós viemos para resolver e eu tenho absoluta confiança na governadora Raquel Lyra, ela é de solução, ela vai resolver os problemas da nossa região, agora precisa de mais urgência, precisa de mais ação, precisa chegar mais perto, o mais rápido possível, para que nós possamos chegar lá de cabeça erguida”, discursou Izaías. As críticas proferidas pelo próprio líder do Governo acabaram dando munição também à oposição, através do presidente estadual do PSB, deputado Sileno Guedes, que nem iria fazer discurso, mas resolveu prestar solidariedade e endossar o coro em relação à falta de ação da gestão Raquel Lyra na região. “Deputado Izaías, eu queria dizer que vossa excelência está correta. O abandono do governo em Garanhuns transcende o bom senso da política. Na verdade, existe uma birra política. Por conta do partido político do atual prefeito, essa birra se configura. Já se configurou no Festival de Inverno do ano passado, novamente irá se repetir esse ano, e na saúde, não preciso nem relatar a questão da saúde, porque vossa excelência já fez esse papel aqui para nós. Eu trago aqui, deputado, nossa solidariedade. Vossa excelência pode sim andar de cabeça erguida pelo trabalho que já prestou. Agora, o que está faltando é o reconhecimento do seu governo, o que está faltando é o respeito e a consideração do seu governo para a ação política de vossa excelência, que já tem tantos anos servindo a Pernambuco”, declarou Sileno.
‘Não acho que a gente tenha problema no Congresso’, diz Lula sobre articulação política – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) negou nesta terça-feira (23) que o governo tenha problemas de articulação política no Congresso Nacional – apontados, nos últimos meses, pelos próprios parlamentares. “Eu sinceramente não acho que a gente tenha problema no Congresso. A gente tem as situações que são as coisas normais da política”, declarou em um café com jornalistas no Palácio do Planalto.
Deixe seu comentário: