Presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) por 10 anos, José Patriota encerra seu ciclo no comando da instituição com a eleição da prefeita Márcia Conrado (Serra Talhada), nesta segunda-feira. Na última década, Patriota deixou sua marca e reposicionou a Amupe no cenário estadual, nacional e até internacional.
Entre tantas ações nesse período, Patriota, hoje deputado estadual, relatou à coluna que reestruturou internamente todo o modelo de gestão, inclusive as finanças. “Encontrei a Amupe com déficit e estarei deixando com todas as contas pagas e equilibradas”, disse.
Sendo o presidente mais reconduzido da história da instituição, Patriota aponta o segredo: a representatividade das regiões e dos partidos na direção da associação. “Tem representações das quatro macro regiões: Metropolitana, Mata, Agreste e Sertão”, ressalta.
Outro avanço que ele apontou, em conversa com a coluna, foi a presença dos 184 munícipios associados. “Quando cheguei, havia quarenta fora da Amupe. Hoje, temos todos os 184, com suas contribuições em dia, desde o Recife até o menor munícipio do nosso Estado”, comemora.
No seu mandato, ele destacou o combate à pandemia, os cinco grandes congressos municipalistas nos Estados, e parcerias com o Ministério Público e outros órgãos. Além da formatação do FEM desde o início, transição do parque elétrico para os municípios e a sintonia com a bancada federal.
Patriota encerra esses dez anos reposicionando a Associação no protagonismo estadual, mas também conquistando uma força nacional, a exemplo do assento na diretoria executiva da CNM, além de cooperações técnicas e troca de informações com países da África, Europa e América Latina, sobretudo nas temáticas da energia renovável e das cidades inteligentes. Patriota deixou seu legado na história do municipalismo em Pernambuco. (Blog do Elielson)
Deixe seu comentário: