Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos. (Hebreus 11.1)
Há duas grandes esferas de incertezas para todos os seres humanos. A primeira é o futuro desconhecido e a segunda é o presente despercebido, pois encontramos nossa segurança no presente, não no futuro, e naquilo que vemos, não no que não vemos. Quanto ao futuro, mesmo as previsões meteorológicas oficiais costumam errar, e quanto ao que não podemos ver, nossa educação científica nos ensinou a ser céticos em relação a tudo que não pode ser submetido a uma investigação empírica.
É um choque, portanto, que as áreas em que a fé se especializa e até mesmo floresce sejam exatamente essas duas esferas da incerteza humana (o futuro e o invisível)! A função da fé é apreender tanto o presente invisível quanto o futuro desconhecido. Em termos simples, a fé é a certeza de que o futuro que esperamos vai acontecer e que o presente que não podemos ver é, mesmo assim, real.
É claro que os descrentes zombam da fé cristã. De acordo com H. L. Mencken, o suposto sábio de Baltimore, “A fé pode ser definida brevemente como uma crença ilógica na ocorrência do improvável”. A frase é espirituosa, porém incorreta. Fé não é sinônimo de credulidade ou superstição. Ela não é irracional ou ilógica. Não, fé e razão nunca aparecem como antíteses nas Escrituras. Fé e visão são contrastadas, mas fé e razão, não. Pelo contrário, “os que conhecem o teu nome confiam em ti” (Sl 9.10). Eles confiam porque conhecem. A fé se origina da credibilidade de seu sujeito, e ninguém é mais confiável que Deus.
Os exemplos citados em Hebreus 11 esclarecem essa questão. Em cada caso, a fé é uma resposta àquilo que Deus disse. Noé construiu a arca porque Deus o alertou sobre o dilúvio. Abraão deixou sua terra e sua parentela porque Deus lhe prometeu um lar alternativo e uma descendência enorme. Em ambos os casos, a ação foi precedida pela palavra de Deus. O mesmo ocorre conosco. Não somos gigantes espirituais como Enoque, Abraão e Moisés. Deus não costuma falar conosco diretamente, mas ele continua falando conosco através das Escrituras. Assim, a fé é a nossa resposta à sua Palavra.
Para saber mais: Hebreus 11.1-10
Retirado de A Bíblia Toda, o Ano Todo [John Stott]. Editora Ultimato.
Deixe seu comentário: