Hebreus 13.8-13
Cristo é maior do que os mandamentos. Amá-lo é mais do que cumprir os mandamentos. Cumprir os mandamentos produz o fariseu. Amar e obedecer a Cristo produz o cristão. Para os cristãos, eles nunca chegaram a esse objetivo; quanto mais obedecem a Cristo, mais veem que há para obedecer. Não se trata de uma moralidade imposta, mas sim de uma descoberta que vai se revelando. Seguimos uma Mente viva e, portanto, estamos sob a lei do crescimento eterno.
Isso nos leva a dizer que o que é maior do que os credos está aqui. Os credos tentam expressar em declarações o que vemos em Cristo. Somos gratos por essas tentativas – gratos, mas não satisfeitos. Pois não podemos capturar e limitar a Palavra ao conjunto de nossas palavras. A Palavra é maior do que nossas palavras. Portanto, nossos credos devem estar eternamente abertos à revisão, uma revisão na direção de significados mais amplos e mais complexos. Um credo fixo se torna um credo falso, pois Cristo está para sempre além de nós, chamando-nos para novos significados, novas entregas e novas aventuras.
Isso não significa que não haja nada fixo. Há, sim. Na encarnação, na vida, no ensino, na morte e na ressurreição de Jesus houve algo fixo. Temos uma Norma. Não nos apegamos a uma teosofia sem significado que absorve tudo e, no processo, passa a ser nada. Não estamos à deriva. Algo está fixo no Jesus histórico. No entanto, o fixo também é o que vai se revelando. “Tenho ainda muito que lhes dizer, mas vocês não o podem suportar agora. Mas quando o Espírito da verdade vier, ele os guiará a toda a verdade […] Ele me glorificará, porque receberá do que é meu e o tornará conhecido a vocês” (Jo 16.12-14). Aqui, Jesus nos dá uma revelação gradual de si mesmo. Isso impede a fé cristã de ser uma estrada sem saída; fomos libertados pela Vida. Somos dinâmicos se seguimos a Cristo. Cristo encontra um deserto e o faz florescer como a rosa. Isso coloca a vida sob um crescimento eterno. Nós nos aproximaremos do Divino para sempre e, nessa aproximação, encontraremos nossa felicidade eterna.
Ó Cristo Vivo, como posso ser grato o bastante por ver em ti algo novo a cada manhã e algo novo a cada noite? Tu és uma surpresa constante para mim. Perco o fôlego enquanto novos significados se desdobram e minha alma é tomada de expectativa. Eu te agradeço. Amém.
Afirmação do dia: Um cristão nunca é; está sempre se tornando um cristão.
Retirado de O Caminho [Stanley Jones]. Editora Ultimato.
Deixe seu comentário: