Eis que eu os envio como ovelhas para o meio de lobos. Portanto, sejam prudentes como as serpentes e simples como as pombas. Tenham cuidado com os homens, porque eles os entregarão aos tribunais e os açoitarão nas suas sinagogas. Por minha causa vocês serão levados à presença de governadores e de reis, para lhes servir de testemunho, a eles e aos gentios. [Mateus 10.16-18]
Um missionário chinês contou que, desde o primeiro dia em que aceitam Cristo como Salvador, os chineses já se preparam para morrer por ele. Com o crescimento do movimento missionário a partir do Brasil, estamos conhecendo mais e mais de perto a resistência ao evangelho em muitos lugares. Por vezes, parece mesmo que os opositores são lobos vorazes e nós, ovelhas medrosas em fuga. Eles parecem fortes e poderosos e nós, pequenos e frágeis. Diante disso, procuramos não chamar muita atenção.
Não foi diferente com os discípulos enviados por Jesus. Como o próprio Mestre, eles também enfrentaram a ira dos poderosos que se sentiam ameaçados pela mensagem que traziam, especialmente quando causavam alvoroço. Por isso, Jesus recomendou a prudência como a das serpentes, além da simplicidade como a das pombas. Ser sábio como as serpentes aponta para a atenção, escolha do momento de confrontar e do momento de evitar o confronto. Ser simples como as pombas implica ser inofensivo, sabendo que Deus é quem cuida de nós.
Se formos entregues aos tribunais ou se formos torturados, Deus ainda estará conosco. Nosso testemunho diante das autoridades, assim como foi com o dos discípulos diante de governadores, reis e não judeus, será a oportunidade para que conheçam a verdade sobre Jesus. Estamos dispostos a sofrer por amor de quem deu a vida por nós?
Senhor, dá-me prudência e sabedoria ao realizar a missão para a qual fui chamada. Ajuda-me a ser simples e inofensiva, confiando em ti para guardar minha vida, que ofereço com gratidão. Em nome de Jesus, amém.
Retirado de Refeições Diárias – Celebrando a Reconciliação. Editora Ultimato.
Deixe seu comentário: