Pela primeira vez, o Campeonato Pernambucano de Basquete contou com equipes do Sertão do estado. A disputa para os sertanejos aconteceu no dia 16 de setembro, na cidade de Afogados da Ingazeira. Além dos anfitriões do Mais Pajeú Clube, participaram o Cactus Salgueiro e Nação Esportiva de Parnamirim.
A presença em uma competição oficial, realizada pela Federação Pernambucana de Basketball (FPB), é motivo de orgulho para os times. As equipes, que em sua maioria convivem com a falta de infraestrutura, são movidas pelo amor ao esporte e o sonho de ver o basquete ainda mais forte na região.
Criado oficialmente em 2022, o Salgueiro Cactus nasceu através de amigos que jogam basquete na cidade, desde a década de 1990.
A Nação Esportiva de Parnamirim (NEP) nasceu com o objetivo de fomentar várias práticas esportivas no município. O basquete ganhou força em 2020.
Já o Mais Pajeú Clube de Afogados da Ingazeira é um projeto social esportivo e se aproxima dos 9 anos de fundação onde desenvolve varios trabalhos sociais junto aos atletas e suas famílias além da prática esportiva de basquete, futsal, futebol, handebol e xadrez. No basquete o time já foi 2 vezes vice campeão da Liga Pernambuco, recordista de Jecipe, duas vezes vice da fase regional dos Jogos Abertos de Pernambuco e uma vez terceiro da Fase Estadual e o primeiro time da região a participar de um Pernambucano de Basquete.
No primeiro jogo do time afogadense os donos da casa venceram o Cactus Salgueiro por 110×17 e no segundo a vitória foi por 92×28 sobre o NEP Parnamirim. Já parnamirim venceu Salgueiro por 29×25 em um jogo eletrizante.
As três equipes sertanejas já estão classificadas para as oitavas de final do Pernambucano. Os jogos em Afogados serviram para definir a posição de cada um, para o chaveamento das oitavas. As finais serão realizadas em Garanhuns, em novembro.
Diretor de eventos e promoções da FPB, Roberto Holanda destaca que a presença dos times sertanejos é uma forma de tornar o campeonato, realmente, uma competição pernambucana.
– Essa foi uma ideia de todo a diretoria junto com a presidência da Federação. Comecei a solicitar que o campeonato pernambucano fosse realmente um campeonato pernambucano, onde todos os municípios possíveis e imagináveis pudessem participar, pois só assim ele passaria a estar com a verdadeira denominação: Campeonato Pernambucano de Basquetebol – destaca Roberto Holanda.
Comandaram a arbitragem:
Eduardo Melo
Anderson Ferreira
Anderson Teixeira
Diego Rodrigues
Maria Clarissa Alves
Jhenifer Veras
Gleidson Araújo
Estiveram também em Afogados o Diretor de eventos e promoções da FPB, Roberto Holanda, e Coordenador de eventos da RH eventos esportivos, Aurélio Amorim.
Todos os jogos foram transmitidos no @maispajeuclubeoficial



Deixe seu comentário: