A tradicional festa de Réveillon da Avenida Paulista, em São Paulo, vai ganhar um reforço de peso nessa passagem neste ano.
É que a Guarda Civil Metropolitana (GCM) divulgou nesta sexta-feira (27) que usará um cão robô na segurança do evento que marcada a passagem de 2024 para 2025 na capital paulista (veja vídeo acima).
Segundo a guarda, o ‘cachorro robô’ capta e transmite imagens em tempo real diretamente para a central do Smart Sampa. Através dessa tecnologia, será possível realizar o reconhecimento facial de pessoas foragidas, além de identificar veículos suspeitos de furto ou roubo, proporcionando mais segurança ao evento.
A autonomia da bateria é de cerca de 1 hora. O equipamento é de origem chinesa.
Segundo a Prefeitura de SP, a segurança do Réveillon 2025, na Avenida Paulista, contará também com 472 agentes da GCM, 114 viaturas e, pela primeira vez, com uma base móvel de monitoramento do Programa Smart Sampa.
“A Paulista e as ruas do entorno serão monitoradas por câmeras inteligentes, drones e um cão-robô, que irá captar e transmitir imagens em tempo real diretamente para a central do Smart Sampa, possibilitando o acionamento imediato de agentes de segurança”, declarou a gestão Ricardo Nunes (MDB).
O Réveillon da Av. Paulista será o primeiro evento público externo em que o robô será usado. Em setembro, ele havia entrado em operação durante a realização do jogo de futebol americano da NFL na Arena Corinthians, em Itaquera, Zona Leste.
Segundo o Inspetor de Operações Especiais da GCM, Paulo Sérgio Lino, disse na época, o uso do animal cibernético é importante para a prevenção e monitoramento da segurança urbana na cidade durante grandes eventos.
“Ele pode operar tanto em eventos internos quanto externos, com sensores de alta precisão que capturam imagens em alta resolução”, afirmou Lino.
Deixe seu comentário: