22 de outubro de 2026.
  • INÍCIO
Banner publicitário
Home Notícia

Anatel comunica telefônicas que não interrompam serviço a inadimplente durante pandemia

Romero Moraes por Romero Moraes
6 de abril de 2021
emᅠ Notícia
A A
0
Anatel comunica telefônicas que não interrompam serviço a inadimplente durante pandemia
Compartilhe nosso conteúdo:
As empresas de telefonia não podem suspender ou interromper o fornecimento dos serviços de telefonia fixa e móvel ao longo do período de emergência de saúde relativa ao novo coronavírus (covid-19). Além disso, devem restabelecer os serviços no prazo de 24 horas para os consumidores que tiverem sofrido corte por inadimplência.
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) comunicou a todas as prestadoras (concessionárias e autorizadas) de telefonia fixa e móvel para que cumpram decisões da 12ª Vara Cível Federal de São Paulo dos dias 2 e 7 deste mês, que proíbe o corte dos serviços por falta de pagamento.

A ação foi movida pelo Instituto de Defesa do Consumidor (Idecon) contra a Anatel, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e a Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (Arsesp). O pedido foi para proibir o corte de água, gás, energia elétrica e telefonia aos consumidores residenciais ao longo do período de emergência de saúde relativa à covid-19 e restabelecer o fornecimento de energia elétrica para os consumidores residenciais que tiverem sofrido corte por inadimplência.
No comunicado às empresas, a Anatel informa que defendeu a improcedência do pedido formulado pelo Idecon, apontando, especialmente, a impossibilidade de a agência proceder a suspensão do fornecimento de serviços de telefonia aos consumidores, por essa atribuição ser das prestadoras. A Anatel também argumentou haver diferenças regulatórias entre os setores envolvidos, as quais impedem a aplicação de uma solução jurídica de do setor de energia elétrica para o de telecomunicações, além dos riscos de ocorrência de efeitos deletérios (danosos) ao setor de telecomunicações decorrentes do acolhimento da pretensão autoral, sobretudo para os pequenos prestadores.
Contudo, disse a Anatel, os seus argumentos foram desconsiderados e foi aceito o pedido do Idecon.
A Anatel disse ainda que para esclarecer aspectos da decisão, a agência interpôs embargos de declaração, dirigidos ao juízo do caso. Embora não tenha ainda julgado os embargos de declaração, o juízo já esclareceu os principais pontos levantados pela Agência, deu prazo de 48 horas para o cumprimento da decisão e estabeleceu multa diária de R$ 50 mil em caso de descumprimento.
A decisão é válida para todo o território nacional. (Agência Brasil)
Tags: Economia
Compartilhe no Facebook!Envie no WhatsApp!

NotíciasRelacionadas

Maria Arraes e Aline Mariano comandam grande reunião com apoiadores em Jaboatão
Notícia

Maria Arraes e Aline Mariano comandam grande reunião com apoiadores em Jaboatão

2 de outubro de 2026
Zeca intensifica campanha de Raquel Lyra, Marcelo e Gustavo Gouveia em caminhada no Jardim da Serra em Arcoverde
Notícia

Zeca intensifica campanha de Raquel Lyra, Marcelo e Gustavo Gouveia em caminhada no Jardim da Serra em Arcoverde

30 de setembro de 2026
Palavra do Dia: Firme âncora da alma
Notícia

Palavra do Dia: Nunca esquecidos

27 de setembro de 2026
Mais notícias
Próximo Post
Egipciense é encontrado morto em Camalaú

Egipciense é encontrado morto em Camalaú

Deixe seu comentário:

No Result
View All Result

INDEXBrasil - © Blog Mais Pajeú 2025 - Todos os direitos reservados.

No Result
View All Result
  • INÍCIO

INDEXBrasil - © Blog Mais Pajeú 2025 - Todos os direitos reservados.