• Envie sua Notícia
14, abril, quarta-feira, 2021
  • INÍCIO
  • POLÍTICA
  • POLICIAL
  • ESPORTES
  • PAJEÚ
  • VIAGEM AO PASSADO
  • ARCOVERDE
  • TELEFONES ÚTEIS
Home Notícia

Bandeira de Pernambuco é atualizada em Projeto de Lei

Romero Moraes por Romero Moraes
6 de abril de 2021
in Notícia
A A
0
Bandeira de Pernambuco é atualizada em Projeto de Lei

A quarentena teve seu lado positivo para que, com tempo, as pessoas buscassem mais informações e observassem os detalhes que muitas vezes passam batidos diante da correria do dia a dia. Foi assim que o designer pernambucano Pedro Albuquerque Xavier percebeu desencontros na bandeira do Estado. E, a partir de iniciativa autônoma e voluntária, propôs normatização para que o símbolo máximo de Pernambuco pudesse passar por atualização e validação de vários elementos 103 anos depois da lei que a definia, em publicação do Diário Oficial de 1917. E, tal iniciativa, virou o Projeto de Lei n° 1724/2020 – sancionado esta semana.


Foi preciso mergulhar em uma pesquisa profunda, leia-se Hemeroteca Nacional e bancos de imagens abertos, para poder investigar cores e traços que estavam divergentes em diversas aplicações ao longo das décadas. Para que esse trabalho pudesse ter peso e solidez, Pedro buscou o Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano (IAHGP) para embasamento com mais detalhes no projeto especial. “A bandeira usada no selo comemorativo de 2017 tinha um sol diferente da hasteada na frente do Palácio do Governo que, por sua vez, era desigual da suspensa em eventos públicos lá em Petrolina. As principais variações, ao olho nu, eram os desenhos do sol, afinal cada um era construído de um modo, com raios maiores que outros, ou raios curvos e outros retos, e até elementos como boca, olhos e a falta do arco-íris”, destaca.
Pedro propôs duas sugestões de Ordem Legal e em respeito à memória coletiva, como o uso da cor verde no arco, ao invés do branco, e amarelo na estrela e no sol, no lugar do ouro definido na lei. Além disso, definição do desenho do astro-rei, com raios triangulares áureos e longos, bem como o estabelecimento da proporção da bandeira em versão 2:3 – mais usado no mundo das flâmulas. “Acredito que, como designer e pernambucano, era minha obrigação procurar isso, pois mesmo que existisse, não estava aos olhos do povo que tanto ama essa bandeira e faz questão de carregá-la, levar a nossa cultura mundo afora”, enfatiza.
Em tempo, esse projeto autoral de Pedro também visa dar maior visibilidade ao Estado como um todo. “Com a imagem bem definida, podemos incentivar a aplicação em todos os meios de comunicação digitais e físicos, e protocolos cerimoniais, assim como o artesanato, passando pelos softwares desenvolvidos no Porto Digital até os vinhos produzidos às margens do Rio São Francisco”, pontua. “Eu não sei se fui o primeiro a notar isso, talvez tenha sido o primeiro com articulações, ferramentas e tempo para pesquisar e formalizar uma proposta. Sem a Internet essa pesquisa não seria possível. Sem as redes sociais, esse questionamento não sairia de um círculo curto de pessoas. No fim das contas, é a sensação de ter feito um trabalho que é pago com uma felicidade de me saber pernambucano. Ver que meu ofício serve ao meu lugar, à minha terra”, conclui o designer. (Diário de Pernambuco/ Foto: Divulgação/Acervo Pedro Xavier)

Siga o Instagram de Romero do Mais Pajeú: CLIQUE AQUI
Siga o Instagram do blog: CLIQUE AQUI

Siga nossa página no Facebook: CLIQUE AQUI e AQUI
Siga nosso canal no YouTube: CLIQUE AQUI
Entra no nosso grupo no whatsapp: CLIQUE AQUI

Tags: Pernambuco
Compartilhe!Envie para os amigos!

VEJA MAIS

COVID-19: Serra Talhada registra 16 novos casos
Notícia

COVID-19: Serra Talhada registra 16 novos casos

14 de abril de 2021
Hospital de Afogados abre processo seletivo
Notícia

Hospital de Afogados abre processo seletivo

14 de abril de 2021
Valentão espanca a própria mãe em Arcoverde, mas quando ver a polícia corre
Notícia

Mulher agride o próprio marido em Afogados

12 de abril de 2021
Mostrar Mais
Próxima Notícia
Seleções abertas em Pernambuco reúnem mais de 380 vagas com salários de até R$ 9,8 mil

Seleções abertas em Pernambuco reúnem mais de 380 vagas com salários de até R$ 9,8 mil

Deixe um comentário:

Sobre o Autor

Sobre Nós

Romero Moraes

Romero Moraes é blogueiro, professor de xadrez, idealizador do projeto social esportivo Mais Pajeú Clube, ex-conselheiro tutelar, produtor de conteúdos e eventos e apaixonado pela região que reside.

Siga nas Redes Sociais:

Notícias Recentes

  • AFOGADOS: Prefeitura inaugurou Academia da Saúde na comunidade da Pintada
  • AFOGADOS: confira informações atualizadas sobre o quadro de vacinação
  • PANDEMIA: Afogados contabiliza 17 novos casos e 34 curas
  • AFOGADOS: vereadores dizem não a projeto que institui academias e setores de educação física como atividades essenciais

Notícias por Categoria

Busque por Tags

Acidentes Afogados da Ingazeira Arcoverde Brasil Brejinho Carnaíba Concursos e Empregos Cultura Datas Especiais Economia Educação Entretenimento Esportes Festas e Eventos Flores Fé e Religiosidade Iguaracy Ingazeira Internacional Itapetim Mais Pajeú Clube Manchetes Nossa gente em destaque O Linguarudo Pajeu Pajeú Classificados Paraíba Pernambuco Policial Política Prestação de Serviço Quixaba Santa Cruz da Baixa Verde Santa Terezinha Saúde Serra Talhada sertânia Solidão São José do Belmonte São José do Egito Tabira Tecnologia Triunfo Tuparetama TV Mais Pajeú

Site criado por Duilio Designer - © Mais Pajeú - Todos os direitos reservados.

No Result
View All Result
  • INÍCIO
  • POLÍTICA
  • POLICIAL
  • ESPORTES
  • PAJEÚ
  • VIAGEM AO PASSADO
  • ARCOVERDE
  • TELEFONES ÚTEIS

Site criado por Duilio Designer - © Mais Pajeú - Todos os direitos reservados.

Envie sua matéria!