Na última terça-feira (7) foi anunciado pela Caixa Econômica Federal um novo cartão de débito para o Bolsa Família. O cartão do Auxílio Brasil que foi criado na gestão de Jair Bolsonaro (PL), já contava com a instalação de um chip o que permitiu que fossem feitas compras na função débito. No entanto, o governo passado não conseguiu substituir todos os cartões com a tecnologia avançada.
Algumas mudanças que ocorreram na transição do Bolsa Família para o Auxílio Brasil, de 2021 para 2022, foram benéficas para os beneficiados. Como o uso do Caixa Tem que facilitou a movimentação do dinheiro de forma online, podendo fazer compras online com cartão virtual, PIX, transferências e pagamento de boletos. Mas o atual governo quer inovar ainda mais nesse sentido.
Tudo porque, algumas famílias brasileiras ainda preferem receber o benefício em mãos. Por isso, acabam enfrentando grandes filas em frente as agências da Caixa Econômica ou casas lotéricas para receber a quantia. Tudo porque, precisam apresentar um documento oficial com foto, junto com o cartão ou sem ele, para que assim recebam o dinheiro.
Com o cartão do Bolsa Família na função débito, esse grupo poderia receber a quantia do seu benefícios nos caixas eletrônicos caso haja o interesse por ter a quantia em mãos. Outra opção é fazer as compras de maneira presencial, passando o cartão no débito, o que vai descontar a quantia da conta.
Todos vão receber o cartão de débito do Bolsa Família?
Maria Rita Serrano, presidente da Caixa Econômica, lembrou que até setembro do último ano beneficiados do Auxílio Brasil receberam o cartão na função débito. Mas não foi possível incluir 100% dos inscritos, o objetivo agora é que todas as famílias que recebem o Bolsa possam ser contempladas com essa tecnologia.
“Será aberta uma poupança, vamos incentivar a poupança e a inclusão financeira“, disse Serrano durante a cerimônia de lançamento. Além desse público, também devem receber o novo documento os pescadores com direito ao seguro-defeso, e para indígenas.(FDR)
Deixe seu comentário: