O presidente Jair Bolsonaro (PL) ironizou nesta sexta-feira (17) a pesquisa Datafolha que mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) liderando a disputa pela presidência da República no ano que vem.
“Datafolha deu quanto para ele no segundo turno? 60 a 30?”, disse o presidente a apoiadores no cercadinho do Palácio da Alvorada.
“Tem que ter Datapovo aí”, afirmou.
De acordo com o levantamento, realizado de 13 a 16 de dezembro, o petista ganharia por 59% contra 30% de Bolsonaro. Os votos brancos, nulos ou nenhum estão nos 10%, e quem não sabe, 1%.
O Datafolha mostra ainda que Lula ganharia de todos seus adversários num eventual segundo turno.
A conversa começou porque um apoiador disse que Lula só pode estar em primeiro lugar nas pesquisas “se for no boteco”.
O levantamento, encomendado pelo jornal Folha de S.Paulo, foi feito em 191 cidades com 3.666 eleitores. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos.
A simulação de segundo turno citada por Bolsonaro mostra dado estável em relação ao da rodada anterior, de 13 a 15 de setembro, quando o placar era 56% a 31%.
Bolsonaro é o principal rival de Lula no primeiro turno. O presidente teria 22% contra 48% do petista.
De acordo com o levantamento, o ex-juiz da Lava Jato filiado ao Podemos, Sergio Moro, aparece tecnicamente empatado com Ciro Gomes (PDT).
Num cenário de primeiro turno, Moro pontua 9% e Ciro, 7%. O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), aparece com 4%. (Agência Brasil)











Deixe seu comentário: