A alfabetização é a base da educação, que, por sua vez, é um direito humano fundamentado pela Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH). No entanto, o acesso ao ensino básico de qualidade ainda é uma realidade distante para muitas pessoas, que encontram dificuldades para se alfabetizar ou continuar os estudos pelas desigualdades sociais, por preconceitos diversos, por disparidades de gênero e tabus culturais.
Cerca de 617 milhões de jovens no mundo não conseguem ler ou fazer contas simples de matemática, mesmo que dois terços deles tenham frequentado a escola ou estejam estudando regularmente. No Brasil, a cada dez pessoas, três não conseguem escrever corretamente, ler e interpretar textos simples ou fazer contas.
Em Carnaíba, a Secretaria de Educação desenvolve diversas ações com o objetivo de facilitar o processo de alfabetização. O município já faz adesão ao Programa Criança Alfabetizada desde 2019 que tem como meta alfabetizar todas as crianças até os 7 anos, uma parceria entre estado e municípios.
O município tem a proposta de monitoramento e acompanhamento das aprendizagens das crianças com o objetivo de avaliar as ações e metodologias oferecidas. Investe na compra de livros de literatura infantil e juvenil a fim de melhor a fluência leitora que é avaliada duas vezes ao ano.
Recentemente foi lançado o Projeto aprender Mais. Uma iniciativa para alfabetizar crianças prioritárias que não desenvolveram as habilidades necessárias de alfabetização. Essas crianças estão sendo acompanhadas no contraturno com material específico e professores contratados especialmente para o projeto.
As atividades avaliativas e o Conectando também são ferramentas que norteiam o planejamento pedagógico, verificando onde há necessidade de reforço. Já o Programa Tempo de Aprender, parceria com o Governo Federal, também tem como foco a alfabetização.
São ações como essas que garantem o direito de todas as crianças carnaibanas de nivelarem seus aprendizados com formação pedagógica, inclusiva e cidadã. Premissa norteadora do educador Paulo Freire: “A alfabetização é a habilidade de ler o mundo”. (ASCOM)
Deixe seu comentário: