Claudia Ribeiro, candidata do PSTU ao governo de Pernambuco — Foto: Pedro Alves/g1
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebeu nesta terça-feira (2) o primeiro registro formal de candidatura ao governo de Pernambuco. O Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) registrou a candidata Claudia Ribeiro.
Além de Claudia Ribeiro, o PSTU também registrou as candidaturas de Professor Mariano, como candidato a vice, e Dayse Medeiros, que concorre ao Senado. Esse é o último passo para a oficialização de uma candidatura.
As três candidaturas aos cargos majoritários foram oficializadas em convenção do partido, no dia 23 de julho. Agora, foram devidamente registradas na Justiça Eleitoral.
Com a apresentação do registro junto ao TSE, a Receita Federal poderá fornecer um número de CNPJ às chapas, que poderão enfim arrecadar recursos e pagar despesas necessárias à campanha eleitoral.
Nos próximos dias, o TSE deve publicar um edital para que interessados sugiram, em até cinco dias, a impugnação dos pedidos de registro. Qualquer candidato, partido político, federação, coligação ou o Ministério Público pode impugnar o pedido de registro de candidatura.
A Corte Eleitoral terá até o dia 12 de setembro para julgar definitivamente os pedidos de registro e eventuais recursos. O primeiro turno das eleições 2022 está marcado para o dia 2 de outubro.
Nascida no Rio de Janeiro, Cláudia Ribeiro tem 50 anos, é formada em pedagogia pela UFPE, onde integrou o Diretório Acadêmico do curso, e atualmente é professora da rede municipal de ensino da prefeitura do Recife. Mora na capital pernambucana desde os 7 anos.
Iniciou a militância na Juventude Socialista, quando fez parte da Convergência Socialista, então uma corrente interna do PT, até 1992. Ajudou a fundar o PSTU, em 1994, e fez parte da Executiva Estadual da Central Sindical e Popular (CSP Conlutas). Por dez anos, fez parte do Sindicato Municipal dos Professores do Recife (Simpere).
O candidato a vice, Professor Mariano, é docente de educação física na rede estadual de ensino do estado desde 1988. Ele tem 47 anos e participou da fundação do Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Pernambuco (Sintepe).
Enfermeira e técnica em enfermagem, Dayse Medeiros é candidata ao Senado pelo partido. Ela é funcionária pública da Secretaria Estadual de Saúde e da prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife.
Mora desde os 6 anos na comunidade Novo Horizonte, em Barra de Jangada, em Jaboatão. Começou a militância em 2013, contra um projeto que visava a remoção dos moradores. Em 2015, foi uma das fundadoras da Associação de Moradores Novo Horizonte Resiste. Faz parte da CSP-Conlutas.
Entrou no PSTU em 2015 e, nas eleições de 2020, candidatou-se a vereadora de Jaboatão.
O PSTU irá concorrer nas eleições de Pernambuco com quatro candidatos a deputados estaduais e dois candidatos a deputados federais. (G1)
Deixe seu comentário: