Veio a palavra do Senhor, segunda vez, a Jonas […] vai à grande cidade de Nínive e proclama contra ela a mensagem que eu te digo. [Jonas 3.1-2]
Jonas não queria ir a Nínive. No entanto Deus o chamou. Não só para quebrar a resistência de Jonas, mas também para ensinar que seu amor não tem ligação com preconceitos humanos. Deus perdoou a desobediência de Jonas e depois o usou para estender essa misericórdia a outros. Agora, sem resistir à ordem divina, Jonas pregou aos ninivitas.
Muitos resistem ao chamado de Deus. “O Senhor sabe que esta tarefa é muito complicada para mim” ou “Não sou a pessoa indicada para isso; não tenho experiência com isso” são desculpas frequentes. Contudo Deus continua nos chamando ao serviço. Deus não procura servos perfeitos.
Jonas pregou a mensagem de Deus por toda a imensa Nínive. O povo o ouviu, reconheceu os próprios pecados e creu em Deus! Até mesmo o rei se arrependeu e humilhou-se diante de Deus, instaurando entre todos, homens e animais, um jejum.
A violência e a corrupção eram marcas da sociedade ninivita como é também da nossa. Isso pode mudar? O texto bíblico diz que sim. Quando a Palavra de Deus é anunciada, uma profunda transformação pode acontecer.
Sabemos que quem muda os corações é o Espírito Santo, no entanto ele faz isto utilizando pessoas falhas como eu e você.
Você quer ser instrumento de Deus para a transformação de vidas? Senhor, não tenho mais argumentos para resistir à tua vontade, que é sempre perfeita. Ajuda-me a discerni-la e dá-me a força necessária para obedecer a ti.
Retirado de Refeições Diárias – Celebrando a Reconciliação. Editora Ultimato.
Deixe seu comentário: