Chão sagrado da poesia improvisada ao som da viola, São José do Egito, a 400 km do Recife, no Sertão do Pajeú, viveu, ontem, uma noite pontuada pela emoção durante o lançamento da biografia de Marco Maciel. Prefeito anfitrião, Evandro Valadares (PSB), na foto em destaque, não conteve as lágrimas ao narrar o drama que viveu para salvar seu filho Júnior, morto por um câncer extremamente agressivo.
Na época, Marco Maciel era vice-presidente da República e Evandro, mesmo estando no campo adversário, aliado de Eduardo Campos, a ele recorreu num telefonema. O prefeito queria apoio logístico para levar o filho aos Estados Unidos, num último e desesperado recurso para frear o avanço da enfermidade.
De imediato, mesmo num feriado nacional, Marco Maciel, segundo o prefeito, agilizou a liberação do visto para o filho e seus pais entrarem nos Estados Unidos. Na chegada a Houston, o embaixador brasileiro deu total assistência no que foi possível para o paciente ser atendido.
Infelizmente, só um milagre divino salvaria Juninho, como o pai assim tratava, que voltou ao Brasil sem cura e morreu numa noite de véspera de São João. Evandro, porém, ficou grato a Maciel e na eleição de 2010 em São José do Egito retribuiu com seu apoio à reeleição dele para o Senado.
Maciel, porém, não se elegeu, a única derrota em 50 anos na política, o que acelerou nele o desencadeamento do Mal de Alzheimer, doença que provocou sua morte, em 2021. O depoimento do prefeito emocionou até adversários que estavam no evento, entre eles o ex-deputado José Marcos e o empresário Fredson Brito (PV), provável candidato a prefeito pelo bloco da oposição.
Do Blog do Magno
Deixe seu comentário: