Quarta, 21 de fevereiro de 2024, Maicon Herverton Lino Ferreira da Silva Barros, de 34 anos, natural de Tuparetama – PE, defendeu sua tese de doutorado intitulada “Machine-learning for classification of the prognosis of tuberculosis using real data from Brazil” (Uso de aprendizado de máquina para a classificação do prognóstico da tuberculose usando dados reais do Brasil). A tese foi a 13ª apresentada ao programa de pós-graduação em Engenharia de Computação da Universidade de Pernambuco e avaliada por seis professores doutores. A orientadora foi a Dra. Patricia Takako Endo (PPGEC-UPE), coorientador Dr. Vanderson de Souza Sampaio (FMT-VHD), e entre os examinadores estavam Gisele da Silva Melo (UFAM), Danielle Christine M. dos Santos (UPE/FENSG), Cleyton Mario de Oliveira Rodrigues (PPGEC-UPE) e Dimas Cassimiro do Nascimento Filho (PPGEC-UPE).
A tese de Maicon Lino desenvolveu e construiu experimentos científicos para determinar a possibilidade de prever o prognóstico de pacientes com tuberculose. Durante seu doutorado, Maicon Lino publicou 13 artigos científicos, tanto nacional quanto internacionalmente, incluindo em periódicos renomados como a Scientific Data da editora Nature e a MDPI. Ele também participou de conferências reconhecidas na área, como a HICSS (Hawaii), CISTI (Portugal/Espanha) e ganhou um prêmio nacional da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) com o produto de sua tese, uma plataforma para auxiliar profissionais de saúde na classificação do prognóstico da tuberculose. Além disso, a sua tese obteve duas patentes (registros de softwares) com a ferramenta tito, que qualquer profissional de saúde pode utilizar acessando o endereço público: https://tito.deeptub.app/.
Maicon considera sua experiência um exemplo de superação: “A trajetória foi longa, extensa e muitas vezes cansativa, não somente pela dificuldade da jornada acadêmica, mas também pelas dificuldades que enfrentei na vida. Essa conquista encerra um ciclo de dedicação e esforço, e é um dos meus legados para os meus conterrâneos e para aqueles que, como eu, duvidavam que isso fosse possível”. Além de Doutor em Engenharia de Computação, Maicon Lino é empresário, possuindo uma empresa de consultoria e desenvolvimento de softwares desde 2018, e recentemente tornou-se revisor do periódico científico Heliyon, da editora Elsevier.
Natural de Tuparetama – PE, criado pelos avós maternos Braz Lino, falecido aos 95 anos, e Rosa Josefa de 80 anos, com apoio de sua mãe Ivaneide Lino, Maicon teve uma infância humilde e estudou em escola pública. Ele cursou o ensino médio na escola EREM de Referência em Ensino Médio Cônego Olímpio Torres. Aos 17 anos, em 2007, cursou o Euclides da Cunha, um preparatório do governo estadual em Afogados da Ingazeira – PE, e foi aprovado pelo antigo consórcio COVEST no curso de Bacharelado em Sistemas de Informação na UFRPE/UAST, em Serra Talhada. Em Recife, cursou o Mestrado em Informática Aplicada na UFRPE/Sede, trabalhou como Analista de Desenvolvimento de Sistemas na ACENE CONTABILIDADE por sete anos e fundou a LIFE CONSULTORIA E TECNOLOGIA, onde é Sócio e Diretor de Tecnologia da Informação até hoje.
Nos agradecimentos de sua tese, Maicon, que cresceu ouvindo versos e poesias na região de Tuparetama, vizinha a São José do Egito – PE, berço da poesia, homenageou a tradição local citando uma batalha de repentes entre o poeta Zé Cardoso e um poeta que se titulava doutor:
”Aprendi a cantar sem professor,
com a graça de Deus eu sou completo.
Você vem me chamar de analfabeto,
exibindo diploma de doutor.
No congresso que eu for competidor,
vou ganhar de você de 10 a 0.
Bastião, eu vou ser muito sincero,
se eu deixar de cantar não sou feliz.
Ser poeta eu sou porque Deus quis,
ser doutor eu não sou porque não quero.” – Zé Cardoso
O legado de Dr. Maicon Lino é um testemunho de que, apesar dos desafios, a ciência e a educação podem transformar realidades e revelar ao mundo o potencial humano quando as oportunidades adequadas são oferecidas.
Siga o Instagram do blog: CLIQUE AQUI
Entre no nosso grupo de whatsapp: CLIQUE AQUI
Siga nossa página no Facebook: CLIQUE AQUI
Siga nosso canal no YouTube: CLIQUE AQUI
Entre na nossa comunidade no whatsapp: CLIQUE AQUI
Ajude o projeto Mais Pajeú a se manter: CLIQUE AQUI
Siga o Instagram de esportes: CLIQUE AQUI
Siga o Instagram de festas: CLIQUE AQUI
Deixe seu comentário: