Foi empossado presidente da Câmara de São José do Egito na tarde deste domingo (1°) o vereador João de Maria. O parlamentar havia sido reeleito em 19 de dezembro passado.
A sessão de posse da Mesa Diretora para o biênio 2023/2024 aconteceu na sede da Câmara. Os vereadores Maurício do São João, Aldo da Clipsi e Damião de Carminha assumiram, respectivamente, as funções de vice-presidente, 1° e 2° secretários.
Em seu discurso na tribuna, João parabenizou os demais empossados e agradeceu aqueles que o escolheram para o cargo e aos que divergiram: “todos tiveram a mesma importância no exercício do voto que assegurou a plena liberdade democrática, onde fui eleito pela maioria e me torno novamente o presidente de todos, adotando, sempre, o critério da mesma igualdade e respeito”.
O presidente enfatizou: ”Egipcienses, nessa minha nova missão digo a todos que tenho consciência das minhas responsabilidades, por isso quero, e desejo, que minha segunda gestão nesta casa legislativa seja mais dinâmica e interativa com a sociedade, e ao mesmo tempo em que procure administrar com sabedoria as divergências de opiniões e ideias, se direcionando para um debate produtivo, onde a fiscalização, aprovação e criação de leis resulte em benefícios concretos para o nosso povo”.
João de Maria ainda destacou o que foi desenvolvido em sua primeira gestão como chefe do legislativo da Terra dos Poetas.
Também se pronunciaram os vereadores Maurício do São João, Aldo da Clipsi e Albérico Tiago, e o ex-prefeito Romério Guimarães. Compareceram ainda os legisladores Jota Ferreira e Patrícia de Bacana. O presidente da Câmara de Tuparetama Arlã Markson se fez presente.
Por solicitação da Mesa, o vereador Albérico Tiago, em seu pronunciamento, esclareceu sobre a polêmica que envolveu a reeleição do presidente e leu o agravo de instrumento em defesa do chefe do Poder Legislativo local, que obteve decisão favorável do desembargador Raimundo Nonato de Souza Braid, do TJPE (Tribunal de Justiça de Pernambuco), validando o pleito de 19 de dezembro de 2022 e assegurando a posse de João de Maria.
João inicia seu segundo mandato como presidente da Casa Arlindo Leite Lopes nomeando a advogada Hérica Nunes Brito como procuradora da edilidade. A profissional é a única mulher a assumir aquela função no legislativo de São José, entretanto pela segunda vez. Nunes Brito também é a única mulher a ter assumido a procuradoria do município (2013/2016).
Deixe seu comentário: