A 3a Conferência da Juventude de Afogados da Ingazeira reuniu um excelente público no auditório da secretaria municipal de assistência social. Jovens oriundos do mais diversos segmentos propiciaram um debate bastante qualificado dentro dos eixos temáticos propostos pela organização.
Com o tema “reconstruir no presente, construir no futuro: desenvolvimento, direitos, participação e bem-viver”, a conferência teve como objetivo o envolvimento da juventude na proposição de políticas públicas, reconhecendo e potencializando as múltiplas formas de expressão juvenil.
A conferência da juventude ocorreu no auditório da secretaria de assistência social, nesta quarta (27), e contou, na abertura, com a apresentação cultural de jovens da Escola Francisca Lira, que integram a companhia de dança Chica Lira, sob a coordenação da Professora Cecília Genésio.
O público presente foi composto por estudantes e representantes do Instituto Federal de Pernambuco – IFPE, da Escola Padre Carlos Cottart, Centro de Excelência Municipal Dom José da Mota, Núcleo da Criança e do Adolescente – NUCA, do Programa Criança Feliz, além de jovens que integram as equipes das Secretarias de Cultura e Esportes, da Assistência Social, da Educação e Saúde.
Cada eixo temático contou com a apresentação de um especialista da área, de modo a subsidiar os debates e as propostas da juventude. “Quero agradecer a todos que vieram nos ajudar na exposição dos temas e colaborar com a qualidade do nosso debate,” destacou a Secretária de Assistência Social, Madalena Leite.
Os direitos debatidos pela juventude, com os respectivos mediadores, foram: trabalho, renda e profissionalização (mediação da ex-coordenadora da política de empreendedorismo de Afogados, Flaviana Rosa); cidadania, participação social e representação política (mediação da assistente social Priscila Silmara); educação (apresentado pela educadora Eliane Fernandes); cultura, esporte e lazer (mediado pelo jornalista e poeta Alexandre Moraes); diversidade e igualdade (mediado pela coordenadora municipal de educação inclusiva, Ednery Cruz); saúde (mediado pela enfermeira Renata Alves); sustentabilidade e meio-ambiente (Elias Silva, presidente do conselho municipal de meio-ambiente); segurança pública e acesso à justiça (Leandro Ramos, advogado); e comunicação e liberdade de expressão (Nill Júnior, jornalista e presidente da Asserpe).
“Estar cercado pela juventude, pela sua rebeldia natural, por sua efervescência, pelo calor da sua inquietação, revigora, traz um fôlego novo para a superação dos desafios. Ouvindo a nossa juventude, dialogando e recebendo suas demandas, abrimos caminhos para governarmos melhor e em sintonia com o povo,” destacou o Prefeito Alessandro Palmeira, presente à abertura da conferência.
Presenças registradas dos vereadores Cícero Miguel, Gal Mariano, Toinho da Ponte, Raimundo Lima, Erickson Torres e César Tenório, além dos coordenadores do núcleo cidadania dos adolescentes (NUCA), Alysson Nascimento, e do Selo Unicef, Socorro Martins. Os jovens escolhidos como delegados para a conferência estadual irão defender as propostas elencadas na conferência municipal.







Deixe seu comentário: