O presidente Luiz Inácio Lula da Silva parabenizou as instituições argentinas pelo processo eleitoral deste domingo (19/11) e desejou sorte ao governo eleito pelo povo argentino. Sem citar o nome do candidato vitorioso, Javier Milei, Lula disse que o Brasil ” sempre estará à disposição para trabalhar junto com nossos irmãos argentinos”, disse o presidente.
Destacando que a vontade do povo deve ser respeitada na democracia, Lula ressaltou o processo eleitoral ordeiro e pacífico que escolheu Milei neste domingo derrotando o candidato preferido pelo petista e pelo governo brasileiro, o peronista Sergio Massa, atual ministro da Economia do governo argentino Alberto Fernández.
Cauteloso, o governo Lula tem evitado nas últimas semanas qualquer declaração que possa ser considerada como de apoio ao candidato peronista, enquanto o Itamaraty tem se encarregado em iniciar conversas com altos auxiliares de Milei, na busca de amenizar possíveis atritos entre os dois países com a vitória do oposicionista. O Brasil e a Argentina, além de importantes parceiros comerciais, são os principais sócios do Mercosul.
As informações são que Lula, que foi chamado de corrupto e comunista por Milei, não deve telefonar para parabenizar o vitorioso, nem é esperada a ida do brasileiro à posse do argentino no início de dezembro.
Veja abaixo a publicação do presidente Lula:
“A democracia é a voz do povo, e ela deve ser sempre respeitada. Meus parabéns às instituições argentinas pela condução do processo eleitoral e ao povo argentino que participou da jornada eleitoral de forma ordeira e pacífica. Desejo boa sorte e êxito ao novo governo. A Argentina é um grande país e merece todo o nosso respeito. O Brasil sempre estará à disposição para trabalhar junto com nossos irmãos argentinos.”, disse Lula na publicação.
Deixe seu comentário: