13 de agosto de 2026.
  • INÍCIO
  • POLÍTICA
  • POLICIAL
  • ESPORTES
  • PAJEÚ
  • VIAGEM AO PASSADO
  • ARCOVERDE
  • TELEFONES ÚTEIS
Prefeitura de Arcoverde
Home Esportes

Ministra Ana Moser diz que esports não são esportes

Romero Moraes por Romero Moraes
10 de janeiro de 2023
emᅠ Esportes
A A
0
Ministra Ana Moser diz que esports não são esportes
Compartilhe nosso conteúdo:

A ministra do Esporte, Ana Moser, considera que esportes eletrônicos – os jogos de videogame disputados competitivamente – não são esportes e, por isso, não investirá neste segmento. A ex-jogadora de vôlei comparou o treino de atletas de esports ao da cantora Ivete Sangalo e declarou que os esportes eletrônicos fazem parte da indústria do entretenimento, assim como a música.

— A meu ver, o esporte eletrônico é uma indústria de entretenimento, não é esporte. Então, você se diverte jogando videogame, você se divertiu. “Ah, mas o pessoal treina para fazer”. Treina, assim como o artista. Eu falei esses dias, assim como a Ivete Sangalo também treina para dar show e ela não é atleta da música. Ela é simplesmente uma artista que trabalha com entretenimento. O jogo eletrônico não é imprevisível. Ele é desenhado por uma programação digital, cibernética. É uma programação, ela é fechada, ela não é aberta, como o esporte — disse Ana Moser em entrevista ao UOL.

Ela disse que não haverá investimento do Ministério do Esporte nos esports e lembrou que a ONG “Atletas pelo Brasil” atuou para que a Lei Geral do Esporte, cuja proposta está em tramitação no Senado, não deixasse o conceito de esporte tão amplo a ponto de poder incluir esports.

— A questão do esporte eletrônico a nível federal ainda não é uma realidade. Não tenho essa intenção [de investir nisso]. No meu entendimento, não é esporte. A gente lutou, no ano passado, eu na minha vida pregressa, a frente da Atletas pelo Brasil, a gente fez uma ação muito forte junto ao Legislativo para o texto da Lei Geral [do esporte] não ser aberto o suficiente para poder ter o encaixe dos esportes eletrônicos. O texto está lá protegendo o esporte raiz. Na definição de esporte, tinha sido dado uma abertura que poderia incluir esporte eletrônico, e a gente fechou essa definição para não correr esse risco. Lógico, risco sempre acontece, e é um trabalho constante.

O projeto da nova Lei Geral do Esporte (PL 1.153/2019), do senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), foi aprovado em junho no Senado, com relatoria de Leila Barros (PDT-DF), e em julho pela Câmara. Mas o texto sofreu alterações e, por isso, precisará ser apreciado novamente pelos senadores.

Tags: Esportes
Compartilhe no Facebook!Envie no WhatsApp!

NotíciasRelacionadas

Espanha vence a Argentina na prorrogação e é bicampeã do mundo
Esportes

Espanha vence a Argentina na prorrogação e é bicampeã do mundo

20 de julho de 2026
Em jogo de dez gols, Inglaterra vence a França e fica em terceiro na Copa do Mundo
Esportes

Em jogo de dez gols, Inglaterra vence a França e fica em terceiro na Copa do Mundo

19 de julho de 2026
Brasil vence a Escócia por 3×0
Esportes

Brasil vence a Escócia por 3×0

25 de junho de 2026
Mais notícias
Próximo Post
Palavra do dia 26/07/2022 – Viva com Sabedoria!

Palavra do Dia: A menina dos olhos

Deixe seu comentário:

No Result
View All Result

INDEXBrasil - © Blog Mais Pajeú 2025 - Todos os direitos reservados.

No Result
View All Result
  • INÍCIO
  • POLÍTICA
  • POLICIAL
  • ESPORTES
  • PAJEÚ
  • VIAGEM AO PASSADO
  • ARCOVERDE
  • TELEFONES ÚTEIS

INDEXBrasil - © Blog Mais Pajeú 2025 - Todos os direitos reservados.