Se habita em vós o Espírito daquele que ressuscitou a Jesus dentre os mortos, esse mesmo que ressuscitou a Cristo Jesus dentre os mortos vivificará também o vosso corpo mortal, por meio do seu Espírito que em vós habita. (Romanos 8.11)
Um dos exercícios espirituais mais difíceis é o de transformar nossa vontade em ação. São fortes as nossas convicções a respeito da oração, da evangelização, da obra missionária e do serviço de Deus. No entanto, transformar a convicção e a vontade em ação prática não é algo muito fácil. Paulo confessou que fazia o que detestava em vez de fazer o que queria. Ele também sentia a distância entre o querer e o fazer (Rm 7.15-18). Mas há uma boa notícia: o Espírito Santo trabalha para que a vontade de Deus, dominando a nossa, produza frutos espirituais em nós. Esse mesmo Espírito que em nós habita é o que foi poderoso para ressuscitar Jesus dentre os mortos. Há uma lei nova em nós, uma regra gravada na nossa mente: a lei do Espírito da vida. Pelo seu Espírito, Deus pode subjugar a vontade do nosso corpo carnal e nos vivificar para fazermos a sua vontade.
O Espírito Santo nos fortalece para fazermos o que é certo aos olhos de Deus. Ele nos ajuda a mantermos uma disciplina espiritual que visa não permitir que o velho homem se sobreponha à nova criatura que agora somos. Pelas nossas próprias forças ficaremos desanimados e frustrados; porém, enquanto exercitarmos a nossa fé em oração, leitura bíblica e comunhão com os irmãos; enquanto continuarmos a olhar para o modelo de Jesus e o seu poder em nós, conseguiremos subjugar o velho homem ao comando de Jesus. O Espírito Santo nos dá condições de produzir maravilhosos frutos espirituais. A consagração da nossa vontade fará com que tenhamos uma vida verdadeiramente vitoriosa em Cristo Jesus.
Obrigado, Senhor, pelo teu Espírito em mim. Que ele permeie todo o meu ser, fazendo a minha vontade transformar-se em ações consagradas a ti. Vivifica-me, ó meu Deus.
Retirado de Refeições Diárias – Celebrando a Reconciliação. Editora Ultimato.
Deixe seu comentário: