Mas agora, conhecendo a Deus, ou melhor, sendo por ele conhecidos… (Gálatas 4.9)
Conhecer a Deus é uma questão da graça divina. É um relacionamento no qual Deus toma toda a iniciativa – aliás, não poderia ser diferente, uma vez que Deus está muito acima de nós e nós perdemos todo e qualquer direito a sua graça por causa de nossos pecados. Não fomos nós que conquistamos a amizade de Deus; ele é que nos fez seus amigos, levando-nos a conhecê-lo ao tornar seu amor conhecido por nós.
Paulo expressa este pensamento sobre a prioridade da graça em nosso conhecimento de Deus quando escreve aos gálatas: “Agora, conhecendo a Deus, ou melhor, sendo por ele conhecidos…” O que transparece nesta cláusula de qualificação é a percepção que o apóstolo tem de que a graça vem primeiro e permanece fundamental na salvação de seus leitores. O conhecimento de Deus é consequência do fato de que Deus os conheceu primeiro. Eles o conhecem por fé porque Deus, por sua graça, os havia escolhido primeiro.
Para refletir: “A graça vem primeiro”. Como você responde ao Deus que tomou a iniciativa de desenvolver um relacionamento com você?
Retirado de Conhecendo a Deus ao Longo do Ano [J. I. Packer]. Editora Ultimato.
Deixe seu comentário: