13 de novembro de 2025.
  • INÍCIO
  • POLÍTICA
  • POLICIAL
  • ESPORTES
  • PAJEÚ
  • VIAGEM AO PASSADO
  • ARCOVERDE
  • TELEFONES ÚTEIS
Publicidade Publicidade Publicidade
Home Fé e Religiosidade

Palavra do Dia: A natureza da verdade bíblica

Romero Moraes por Romero Moraes
13 de agosto de 2024
emᅠ Fé e Religiosidade
A A
0
Palavra do dia 26/07/2022 – Viva com Sabedoria!
Compartilhe nosso conteúdo:

Homens falaram da parte de Deus, impelidos pelo Espírito Santo. 2 Pedro 1.21

A segunda parte do primeiro capítulo de 2 Pedro é uma passagem mara­vilhosa sobre a verdade bíblica.

Primeiro, a verdade bíblica é uma verdade escrita. Pedro está ciente de sua própria mortalidade e está antecipando a sua morte. Enquanto ele estava vivo, ele ainda podia lembrar seus leitores de seus ensinamentos, mas depois que partisse, eles precisariam ser escritos para que se tornassem acessíveis. Por trás desse contexto humano estava a providência divina. Se Deus disse e realizou algo singular por meio de Cristo, algo precisava ser feito para que isso fosse preservado; é inconcebível que Deus permitiria que isso se perdesse. Assim, a Bíblia é a Palavra de Deus escrita.

Segundo, a verdade bíblica é verdade vista e testemunhada. Pedro estava se refe­rindo à transfiguração quando viu a glória de Deus e ouviu sua voz: “Fomos testemunhas oculares da sua majestade” (v. 16). O conceito de testemunha ocular, no entanto, está presente em toda a Escritura, pois Deus levantou testemunhas para registrar e interpretar aquilo que ele estava fazendo em Israel. O significado de suas ações não se evidencia por si só. Por exemplo, muitas migrações tribais estavam acontecendo no antigo Oriente Médio, mas ninguém saberia da singularidade do êxodo se Deus não tivesse levantado Moisés. Milhares de pessoas foram crucificadas durante o domínio do Império Romano, mas ninguém saberia da singularidade da cruz de Jesus se Deus não tivesse levantado os apóstolos.

Terceiro, a verdade bíblica é uma verdade esclarecedora. “Vocês farão bem se a ela prestarem atenção, como a uma candeia que brilha em lugar escuro” (v. 19). A imagem do povo de Deus é a de peregrinos viajando numa noite escura. Eles precisam de uma lâmpada, e a Escritura é um livro claro com um propósito prático.

Quarto, a verdade bíblica é a verdade divina. Nenhuma profecia, Pedro escreveu, se originou na mente ou na vontade dos homens, mas na de Deus. “Homens falaram da parte de Deus, impelidos pelo Espírito Santo” (v. 21).

Graças a Deus por sua Palavra revelada! Sem ela estaríamos tateando no escuro. Se Deus nos deu uma lâmpada para iluminar o nosso caminho, não deveríamos usá-la?

Para saber mais: 2 Pedro 1.12-21

Retirado de A Bíblia Toda, o Ano Todo [John Stott]. Editora Ultimato.

Tags: Fé e Religiosidade
Compartilhe no Facebook!Envie no WhatsApp!

NotíciasRelacionadas

Palavra do Dia: Firme âncora da alma
Fé e Religiosidade

Palavra do Dia: Aonde fores irei

13 de novembro de 2025
Palavra do Dia: Firme âncora da alma
Fé e Religiosidade

Palavra do Dia: O poder do perdão

12 de novembro de 2025
Palavra do Dia: Firme âncora da alma
Fé e Religiosidade

Palavra do Dia: Você é um bem-aventurado!

11 de novembro de 2025
Mais notícias
Próximo Post
Confira as vagas de emprego disponíveis nesta quarta-feira (29)

Confira as vagas de emprego disponíveis nesta terça-feira (13)

Deixe seu comentário:

No Result
View All Result

INDEXBrasil - © Blog Mais Pajeú 2025 - Todos os direitos reservados.

No Result
View All Result
  • INÍCIO
  • POLÍTICA
  • POLICIAL
  • ESPORTES
  • PAJEÚ
  • VIAGEM AO PASSADO
  • ARCOVERDE
  • TELEFONES ÚTEIS

INDEXBrasil - © Blog Mais Pajeú 2025 - Todos os direitos reservados.