10 de fevereiro de 2026.
  • INÍCIO
  • POLÍTICA
  • POLICIAL
  • ESPORTES
  • PAJEÚ
  • VIAGEM AO PASSADO
  • ARCOVERDE
  • TELEFONES ÚTEIS
Governo do Estado de Pernambuco
Prefeitura de Arcoverde
Home Fé e Religiosidade

Palavra do Dia: A videira desprotegida

Romero Moraes por Romero Moraes
5 de dezembro de 2023
emᅠ Fé e Religiosidade
A A
0
Palavra do Dia: Nem cobra nem escorpião
Compartilhe nosso conteúdo:

Por que derrubaste as suas cercas, permitindo que todos os que passam apanhem as suas uvas? (Sl 80.12)

A videira era apenas uma pequena raiz. Ela viera do Egito. Atravessara o mar Vermelho. Atravessara os desertos. Caminhara dezenas de quilô­metros. Atravessara o rio Jordão. E, por fim, chegara à terra prometida. Os antigos moradores foram expulsos. O mato foi cortado, as pedras foram removidas e o terreno foi adubado. Então a pequena muda de videira foi festivamente plantada. O Agricultor fez questão absoluta de colocar ao redor da plantinha uma cerca para protegê-la dos lobos e dos ladrões. Além disso, ele construiu uma torre de vigia e um lagar. O lagar era para se espremer as uvas da videira e a torre era para se colocar um guarda para vigiar toda a região e dar o alarme, caso percebesse a aproximação de alguém com más intenções.

A videira vingou, cresceu, encheu a terra, e até os montes foram cober­tos com a sua sombra. Os seus ramos chegaram até o mar Mediterrâneo, de um lado, e até o rio Eufrates, do outro lado.

Passados muitos e muitos anos, a videira foi destruída, porque o pró­prio Agricultor derrubou a cerca e deixou os javalis e os vizinhos distantes se apoderarem dela. Mas a culpa não é de Deus, o Agricultor, e, sim, de Israel, a videira.

Quando o pecado e a apostasia tomam conta de uma geração, Deus der­ruba a cerca que a protege. Então o povo faz a mais solene pergunta de todos os tempos: “Por que derrubaste as suas cercas, permitindo que todos os que passam apanhem as suas uvas?” (Sl 80.12).

Retirado de Um Ano com os Salmos [Elben César]. Editora Ultimato.

Tags: Fé e Religiosidade
Compartilhe no Facebook!Envie no WhatsApp!

NotíciasRelacionadas

Palavra do Dia: Firme âncora da alma
Fé e Religiosidade

Palavra do Dia: Compartilhando o pão

10 de fevereiro de 2026
Palavra do Dia: Firme âncora da alma
Fé e Religiosidade

Palavra do Dia: Nenhum mal te sucederá!

9 de fevereiro de 2026
Palavra do Dia: Firme âncora da alma
Fé e Religiosidade

Palavra do Dia: A justiça do Reino

8 de fevereiro de 2026
Mais notícias
Próximo Post
Confira as vagas de emprego disponíveis nesta quarta-feira (29)

Confira as vagas de emprego disponíveis nesta terça-feira (05)

Deixe seu comentário:

No Result
View All Result

INDEXBrasil - © Blog Mais Pajeú 2025 - Todos os direitos reservados.

No Result
View All Result
  • INÍCIO
  • POLÍTICA
  • POLICIAL
  • ESPORTES
  • PAJEÚ
  • VIAGEM AO PASSADO
  • ARCOVERDE
  • TELEFONES ÚTEIS

INDEXBrasil - © Blog Mais Pajeú 2025 - Todos os direitos reservados.