18 de novembro de 2025.
  • INÍCIO
  • POLÍTICA
  • POLICIAL
  • ESPORTES
  • PAJEÚ
  • VIAGEM AO PASSADO
  • ARCOVERDE
  • TELEFONES ÚTEIS
Publicidade Publicidade Publicidade
Home Fé e Religiosidade

Palavra do Dia: Convite à responsabilidade

Romero Moraes por Romero Moraes
5 de janeiro de 2025
emᅠ Fé e Religiosidade
A A
0
Palavra do dia 26/07/2022 – Viva com Sabedoria!
Compartilhe nosso conteúdo:

Cada um se farta do bem pelo fruto da sua boca, e o que as mãos do homem fizerem ser-lhe-á retribuído. [Provérbios 12.14]

Paulo é claro quando afirma: “Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará […] Por isso, enquanto tivermos oportunidade, façamos o bem a todos” (Gl 6.7, 10). Esse provérbio ainda especifica que semeamos com a boca e as mãos, ou seja, por meio de palavras e de ações. De fato, nossas palavras têm o poder de construir ou destruir, de gerar vida ou morte na pessoa a quem elas se destinam. Nossas atitudes e ações também vão servir de estímulo e despertar no outro uma reação correlata. Não podemos mudar o outro diretamente, mas podemos mudar a nós mesmos e, com isso, mudar nosso relacionamento. Se quisermos ter amigos, precisamos ser amigos.

Um ditado popular diz: “Semear é livre, mas colher é obrigatório!”. Em vez de nos considerar vítimas inocentes da maldade dos outros, precisamos avaliar o que, de fato, temos semeado. O que queremos semear precisa ser cultivado no nosso jardim interior. Muitos acabam cultivando amargura, mágoa, violência, maledicência, inveja… É essencial cultivar o temor do Senhor, que é o “princípio do saber” (Pv 1.7) e nos ajuda a desenvolver a humildade que nos torna receptivos à graça. A gratidão nos permite enxergar os recursos que Deus coloca nas nossas mãos, bem como desfrutar deles.

O amor e o perdão também devem ser cultivados e semeados. Para amar o próximo, precisamos primeiro permitir que Deus nos ame e perdoe; receber esse amor e deixá-lo inundar o nosso interior para que possa fluir para os outros. Olhando para nós com os olhos misericordiosos de Deus, podemos começar a aceitar a nós mesmos em vez de continuar nos cobrando uma perfeição inatingível. Sendo pacientes e compreensivos conosco, podemos estender esse benefício aos outros. Assim, a qualidade dos nossos relacionamentos depende da qualidade da nossa autoestima, que depende da qualidade da nossa relação com Deus. Mas esta só depende de nós porque Deus anseia por ela e está sempre de braços abertos para acolher o contrito.

Senhor, obrigada por me amares, apesar das minhas falhas. Ajuda-me a cultivar e semear esse amor.

Retirado de Refeições Diárias – Celebrando a Reconciliação. Editora Ultimato.

Tags: Fé e Religiosidade
Compartilhe no Facebook!Envie no WhatsApp!

NotíciasRelacionadas

Palavra do Dia: Firme âncora da alma
Fé e Religiosidade

Palavra do Dia: A cultura do adorador

18 de novembro de 2025
Palavra do Dia: Quem é este que o mar lhe obedece?
Fé e Religiosidade

Palavra do Dia: Quem é este que o mar lhe obedece?

17 de novembro de 2025
Palavra do Dia: Firme âncora da alma
Fé e Religiosidade

Palavra do Dia: Deus está contigo

16 de novembro de 2025
Mais notícias
Próximo Post
Prefeito de Solidão Mayco da Farmácia e o Professor Tony Xavier entram para a história do Sertão do Alto Pajeú

Prefeito de Solidão Mayco da Farmácia e o Professor Tony Xavier entram para a história do Sertão do Alto Pajeú

Deixe seu comentário:

No Result
View All Result

INDEXBrasil - © Blog Mais Pajeú 2025 - Todos os direitos reservados.

No Result
View All Result
  • INÍCIO
  • POLÍTICA
  • POLICIAL
  • ESPORTES
  • PAJEÚ
  • VIAGEM AO PASSADO
  • ARCOVERDE
  • TELEFONES ÚTEIS

INDEXBrasil - © Blog Mais Pajeú 2025 - Todos os direitos reservados.