18 de abril de 2026.
  • INÍCIO
  • POLÍTICA
  • POLICIAL
  • ESPORTES
  • PAJEÚ
  • VIAGEM AO PASSADO
  • ARCOVERDE
  • TELEFONES ÚTEIS
Governo do Estado de Pernambuco
Prefeitura de Arcoverde
Home Fé e Religiosidade

Palavra do Dia: Felicidade

Romero Moraes por Romero Moraes
24 de dezembro de 2021
emᅠ Fé e Religiosidade
A A
0
Palavra do Dia: Felicidade
Compartilhe nosso conteúdo:

Feliz é aquele que tem por seu auxílio o Deus de Jacó, cuja esperança está em Jeová, seu Deus. (Sl 146.5)

A felicidade nunca acontece numa sala fechada, em cuja porta, do lado de fora, uma tabuleta avisa: “Não entre sem ser chamado”. A felicidade não depende do isolamento; não depende do silêncio; não depende de calmarias; não depende de acessórios nem assessores; não depende da ginástica do chamado “pensamento positivo”; não depende da repetição mecânica de orações e de frases otimistas; não depende de mentiras inteligentes e bem elaboradas. Em vez disso, a felicidade tem de conviver com a maldade, com o sofrimento, com a inimizade alheia, com a morte, com a realidade presente e histórica.

Perderíamos a confiança no salmista se todos os salmos fossem de felicidade. Ainda bem que há salmos sombrios, que descrevem situações bastante adversas, como culpa, doença, angústia, depressão, perseguição, perigo, abandono, traição, crise existencial etc.

O fato é que a expressão “como é feliz” (ou “bem-aventurado aquele que”) aparece mais vezes em Salmos do que em qualquer outro livro da Bíblia. São pelo menos 23 referências. A primeira está no primeiro verso do Salmo primeiro: “Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios”. E a última está quase no final do livro: “Como é feliz aquele cujo auxílio é o Deus de Jacó, cuja esperança está no Senhor, no seu Deus, que fez os céus e a terra” (Sl 146.5). Dos 150 poemas, seis começam com a afirmação “como é feliz” (1.1; 32.1; 41.1; 112.1; 128.1) ou “como são felizes” (119.1).

Para o salmista, são felizes os que se portam com retidão (1.1; 89.15; 94.12; 106.3; 119.1-2), os que confiam no Senhor (84.12), os que temem o Senhor (112.1; 128.1), os que se refugiam no Senhor (2.12; 34.8; 146.5), os que recebem o perdão do Senhor (32.1) e os que se interessam pelo pobre (41.1).

Retirado de Cuide das Raízes, Espere pelos Frutos, [Elben César]. Editora Ultimato.

Tags: Fé e Religiosidade
Compartilhe no Facebook!Envie no WhatsApp!

NotíciasRelacionadas

Palavra do Dia: Firme âncora da alma
Fé e Religiosidade

Palavra do Dia: Quando a pressa nos afasta de Deus

18 de abril de 2026
Palavra do Dia: Firme âncora da alma
Fé e Religiosidade

Quando a pressa nos afasta de Deus

17 de abril de 2026
Palavra do Dia: Trabalhe, mas também descanse
Fé e Religiosidade

Palavra do Dia: Trabalhe, mas também descanse

16 de abril de 2026
Mais notícias
Próximo Post
Hospital Regional Emília Câmara, em Afogados, abriu processo seletivo

Hospital Regional Emília Câmara, em Afogados, abriu processo seletivo

Deixe seu comentário:

No Result
View All Result

INDEXBrasil - © Blog Mais Pajeú 2025 - Todos os direitos reservados.

No Result
View All Result
  • INÍCIO
  • POLÍTICA
  • POLICIAL
  • ESPORTES
  • PAJEÚ
  • VIAGEM AO PASSADO
  • ARCOVERDE
  • TELEFONES ÚTEIS

INDEXBrasil - © Blog Mais Pajeú 2025 - Todos os direitos reservados.