Honra teu pai e tua mãe, a fim de que tenhas vida longa na terra que o Senhor, o teu Deus, te dá. (Êxodo 20.12)
Uma vez que os quatro primeiros mandamentos abordam claramente nossos deveres para com Deus (quem ele é, como adorá-lo, seu nome e seu dia), alguns consideram que o quinto mandamento introduz nossa obrigação para com o próximo, pois nos diz para honrar nossos pais. Outros, no entanto, colocam o quinto mandamento junto com os nossos deveres para com Deus, por um lado, porque assim teríamos cinco mandamentos e cinco respectivos deveres, e, por outro lado, porque nossos pais (ao menos durante a nossa minoridade) ocupam o lugar de Deus e são representantes de sua autoridade sobre nós.
O apóstolo Paulo entendeu que honrar aos pais inclui uma atitude de obediência, e afirmou que isso é justo e agradável a Cristo (Ef 6.1; Cl 3.20). A desobediência aos pais é vista no Novo Testamento como um sintoma de desagregação social (veja Rm 1.30; 2Tm 3.2).
Entretanto, a autoridade dos pais não é absoluta. Ela é aplicável apenas àqueles que, de acordo com os padrões de cada cultura, são considerados menores. Além disso, assim como os filhos têm deveres para com os pais, os pais também têm deveres para com os filhos. Os pais não devem nem “irritar” nem “desanimar” seus filhos, mas criá-los “segundo a instrução e o conselho do Senhor” (Ef 6.4; Cl 3.21). A reciprocidade entre os deveres de cada uma das partes deveria manter ambos os lados sob controle.
O aumento da expectativa de vida e da idade média da população no mundo ocidental tem gerado um número crescente de pessoas idosas e enfermas, muitas delas negligenciadas e até mesmo esquecidas por seus filhos. Trata-se de um fenômeno chocante, que tem acontecido principalmente no mundo ocidental. Na África e na Ásia a família, de modo geral, sempre encontra espaço para os idosos. Na tradicional cultura chinesa também é assim. Penso que devemos deixar com o apóstolo Paulo a palavra final sobre esse assunto: “Se alguém não cuida de seus parentes, e especialmente dos de sua própria família, negou a fé e é pior que um descrente” (1Tm 5.8).
Para saber mais: Efésios 6.1-4
Retirado de A Bíblia Toda, o Ano Todo [John Stott]. Editora Ultimato.
Deixe seu comentário: