Onde está o recém-nascido Rei dos judeus? Porque vimos a sua estrela no Oriente e viemos para adorá-lo. (Mateus 2.2)
Há uma grande diferença entre astronomia e astrologia. Os homens que vieram do Oriente para adorar e presentear o recém-nascido Rei dos judeus eram magos — palavra de origem iraniana que originalmente indica os observadores e estudiosos dos corpos celestes. A seriedade dada ao nascimento e à pessoa de Jesus mostra que os magos eram astrônomos (e não astrólogos), pessoas acentuadamente religiosas e devotas.
Não se sabe ao certo se eles vieram da Pérsia (hoje Irã) ou da Babilônia (hoje Iraque). O que se sabe é que eles viram alguma coisa diferente no espaço que apontava para um evento de grande importância na história da humanidade — o nascimento de Jesus. Muito bem informados a respeito do recém-nascido, os magos trouxeram ouro, incenso e mirra à criança e a adoraram, para surpresa de Maria e José (Mt 2.1-12). O gesto deles contrasta com o gesto de Herodes, e seus presentes contrastam com a pobreza da manjedoura.
O culto prestado pelos magos ao Rei dos judeus prenuncia o louvor universal que será dado ao nome de Jesus (Fp 2.10-11).
Os magos vieram de longe e o adoraram. E eu?
Retirado de Refeições Diárias com Jesus [Elben César]. Editora Ultimato.
Deixe seu comentário: