22 de abril de 2026.
  • INÍCIO
  • POLÍTICA
  • POLICIAL
  • ESPORTES
  • PAJEÚ
  • VIAGEM AO PASSADO
  • ARCOVERDE
  • TELEFONES ÚTEIS
Governo do Estado de Pernambuco
Prefeitura de Arcoverde
Home Fé e Religiosidade

Palavra do Dia: Ouvidos bem abertos e boca bem fechada 

Romero Moraes por Romero Moraes
21 de setembro de 2024
emᅠ Fé e Religiosidade
A A
0
Palavra do Dia: Ouvidos bem abertos e boca bem fechada 
Compartilhe nosso conteúdo:

Lembrem disto, meus queridos irmãos: cada um esteja pronto para ouvir, mas demore para falar e ficar com raiva. (Tg 1.19)

O que é mais fácil, abrir os ouvido ou a boca? O que deve vir primeiro, o ouvir ou o falar? Qual destas partes do corpo humano é mais importante: os ouvidos ou a língua? A precipitação é mais um problema da fala do que da audição. Prático como demonstra ser em toda a carta, Tiago aconselha: cada um de vocês esteja mais pronto para ouvir do que para falar, seja mais rápido no ouvir e mais lerdo no falar, aprendam a primeiro ouvir e depois falar. É preciso disciplinar-se quanto a isso.

O controle da língua já havia sido prescrito no livro de Provérbios: “Quanto mais você fala, mais perto está de pecar; se você é sábio, controla sua língua” (10.19) e “Quem toma cuidado com o que diz está protegendo a sua própria vida, mas quem fala demais destrói a si mesmo” (13.3).

Mas Tiago foi mais longe: é para ser lento para falar e lento para ter raiva. Uma coisa e outra. Essa frase pode ser traduzida assim: “todo homem deve ser pronto para ouvir, ponderado no falar e moroso em se irar” (HR). O crente não deve acender o pavio da cólera, não deve provocar a ira numa desastrosa explosão de gênio, não deve abrir a válvula da raiva. Quando dominado pela ira, a primeira reação do ser humano geralmente é gritar; só depois ele toma outras providências, cada vez mais drásticas. Controlando a língua, ele controla a ira. Vem a propósito o conselho de Paulo: “Se vocês ficarem com raiva, não deixem que isso faça com que pequem e não fiquem o dia inteiro com raiva” (Ef 4.26). Mais à frente o apóstolo insiste: “Abandonem toda amargura, todo ódio e toda raiva. Nada de gritarias, insultos e maldades!” (Ef 4.31). Os chamados “acessos de raiva” são obras da carne (Gl 5.20). Enquanto a ira não for embora, é de todo prudente ficar de boca fechada.

A língua amarrada faz mais do que a língua solta!

Retirado de Refeições Diárias com os Discípulos [Elben César]. Editora Ultimato.

Tags: Fé e Religiosidade
Compartilhe no Facebook!Envie no WhatsApp!

NotíciasRelacionadas

Palavra do Dia: Firme âncora da alma
Fé e Religiosidade

Palavra do Dia: Entre a dúvida e a fé, escolha confiar

22 de abril de 2026
Palavra do Dia: Firme âncora da alma
Fé e Religiosidade

Palavra do Dia: Onde a mente encontra refúgio

21 de abril de 2026
Palavra do Dia: Firme âncora da alma
Fé e Religiosidade

Sinais do fim, um novo início

20 de abril de 2026
Mais notícias
Próximo Post
DataTrends em Sertânia: Pollyanna Abreu 52% dos votos válidos e Rita 48%

DataTrends em Sertânia: Pollyanna Abreu 52% dos votos válidos e Rita 48%

Deixe seu comentário:

No Result
View All Result

INDEXBrasil - © Blog Mais Pajeú 2025 - Todos os direitos reservados.

No Result
View All Result
  • INÍCIO
  • POLÍTICA
  • POLICIAL
  • ESPORTES
  • PAJEÚ
  • VIAGEM AO PASSADO
  • ARCOVERDE
  • TELEFONES ÚTEIS

INDEXBrasil - © Blog Mais Pajeú 2025 - Todos os direitos reservados.