26 de abril de 2026.
  • INÍCIO
  • POLÍTICA
  • POLICIAL
  • ESPORTES
  • PAJEÚ
  • VIAGEM AO PASSADO
  • ARCOVERDE
  • TELEFONES ÚTEIS
Governo do Estado de Pernambuco
Prefeitura de Arcoverde
Home Fé e Religiosidade

Palavra do Dia: Uma confissão de próprio punho

Romero Moraes por Romero Moraes
6 de novembro de 2023
emᅠ Fé e Religiosidade
A A
0
Palavra do Dia: Responda com gentileza
Compartilhe nosso conteúdo:

Persegui os que seguiam este Caminho e fiz com que alguns fossem condenados à morte. (At 22.4)

O leitor do livro de Atos já sabia que o antigo Saulo “se esforçava para acabar com a igreja” e que “ia de casa em casa, arrastava homens e mulheres e os jogava na cadeia” (8.3). Mas isso era uma informação do historiador, não do próprio responsável. Mas, agora, diante de uma multidão no mais completo silêncio, e diante dos militares, o próprio autor diz em alto e bom som: “Andei perseguindo os seguidores deste Caminho até a morte, prendendo e pondo na prisão tanto homens como mulheres” (22.4, NBV). É a confissão honesta e verdadeira de alguns crimes sem omitir a participação do sumo sacerdote e do Sinédrio, que lhe davam “cartas com instruções e permissão” para fazer tais coisas (22.5).

Quando Paulo diz: “Fiz com que alguns fossem condenados à morte” (apenas na Nova Tradução na Linguagem de Hoje), deduz-se que ele é responsável não só pela morte de Estêvão, mas também pela morte de alguns outros. As outras versões não deixam isso claro. Paulo estaria afirmando genericamente: “Persegui esse Caminho até a morte”. O historiador é muito cuidadoso e registra um só caso de envolvimento de Paulo na morte de algum cristão: “E Saulo aprovou a morte de Estêvão” (8.1).

A ignorância anterior de Paulo quanto a Jesus Cristo era tão grande que ele não era nem um pouco benevolente com as mulheres casadas e mães de filhos. Entre essas mulheres arrastadas para Jerusalém e presas, haveria alguma mulher jovem? Se outros cristãos morreram por causa da aprovação dada pelo apóstolo, então Estêvão não seria o único mártir do cristianismo naquele começo da igreja nem, talvez, o primeiro.

Retirado de Refeições Diárias – no partir do pão e na oração [Elben César]. Editora Ultimato.

Tags: Fé e Religiosidade
Compartilhe no Facebook!Envie no WhatsApp!

NotíciasRelacionadas

Palavra do Dia: Firme âncora da alma
Fé e Religiosidade

Palavra do Dia: Fé que entrega, confia e vence

26 de abril de 2026
Palavra do Dia: Firme âncora da alma
Fé e Religiosidade

Palavra do Dia: Fé de rotina ou relacionamento com Deus?

25 de abril de 2026
Em João Pessoa, Frei Gilson é perguntado sobre padres que trocam a igreja pela política
Fé e Religiosidade

Polêmica! Senadora chama Frei Gilson de ‘falso profeta’ e o acusa de misoginia

24 de abril de 2026
Mais notícias
Próximo Post
Confira vagas de emprego disponíveis para esta terça (26). São 10 vagas para Arcoverde e 05 para Serra Talhada.

Confira as vagas de emprego disponíveis nesta segunda-feira (06)

Deixe seu comentário:

No Result
View All Result

INDEXBrasil - © Blog Mais Pajeú 2025 - Todos os direitos reservados.

No Result
View All Result
  • INÍCIO
  • POLÍTICA
  • POLICIAL
  • ESPORTES
  • PAJEÚ
  • VIAGEM AO PASSADO
  • ARCOVERDE
  • TELEFONES ÚTEIS

INDEXBrasil - © Blog Mais Pajeú 2025 - Todos os direitos reservados.