O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera as intenções de votos para 2022. Dados da pesquisa do Instituto Ipespe divulgado nesta sexta-feira 26, revelam que petista manteve os 42% nos dois cenários apresentados e vence qualquer candidato no 2º turno. Já o presidente Jair Bolsonaro caiu 3 pontos percentuais em relação ao último levantamento e soma agora 25% das intenções de voto para 2022.
Em terceiro lugar, quem aparece desta vez é Sergio Moro (Podemos), com 11%. Ciro Gomes (PDT), que até então vinha sendo o melhor colocado na terceira via, recuou 2 pontos percentuais, contabilizando 9% no atual levantamento.
O ex-juiz vai se estabelecendo como principal candidato da “terceira via”, ultrapassando numericamente Ciro, até então melhor candidato do grupo que se apresenta como alternativa entre o ex-presidente e o atual chefe do executivo. O ex-ministro de Bolsonaro foi de 9% para 11% das intenções de voto, como mostra a pesquisa, comparando agosto a novembro deste ano.
João Doria (PSDB), Eduardo Leite (PSDB), Luiz Henrique Mandetta (União Brasil), Rodrigo Pacheco (PSD) e Felipe d’Avila (Novo) não passam de 2%.
A Pesquisa Ipespe foi realizada de 22 a 24 de novembro de 2021, com 1.000 entrevistados de 16 anos ou mais, de todas as regiões do país, por telefone. A margem de erro é de 3.2 pontos percentuais para mais ou para menos.
Primeiro Turno
Cenário 1
Lula (PT) – 42%
Jair Bolsonaro (sem partido) – 25%
Sérgio Moro (Podemos) – 11%
Ciro Gomes (PDT) – 9%
Nenhum/Branco/Nulo/Não iria votar – 7%
Não sabe ou não respondeu – 2%
João Doria (PSDB) – 2%
Felipe D’Ávila (Novo) – 1%
Rodrigo Pacheco (PSD) – 1%
Henrique Mandetta (DEM) – 1%
Cenário 2
Lula (PT) – 42%
Jair Bolsonaro (sem partido) – 24%
Sérgio Moro (Podemos) – 11%
Ciro Gomes (PDT) – 9%
Nenhum/Branco/Nulo/Não iria votar – 6%
Não sabe ou não respondeu – 2%
Henrique Mandetta (DEM) – 2%
Eduardo Leite (PSDB) – 2%
Felipe D’Ávila (Novo) – 1%
Rodrigo Pacheco (PSD) – 1%
Estimulada
Na pesquisa estimulada, aquela que não apresenta os nomes de candidatos e considerada como o melhor retrato do momento, Lula também aparece na frente. Segundo o Ipespe, o petista tem 32%, enquanto Bolsonaro fica com apenas 22%. Ciro Gomes e Moro empatam com 3% das intenções de voto. Os resultados neste caso demonstraram pouco variação em comparação ao levantamento anterior.
Segundo turno
No segundo turno, Lula é quem também se sai melhor. Contra o atual presidente, o petista abre 20 pontos percentuais de vantagem: 52% contra 32% do ex-capitão. Na disputa com Moro, Lula tem 51% e o ex-juiz 34%. Já contra Ciro, o ex-presidente fica com 50% e o pedetista apenas 27.
A maior vantagem do ex-presidente é contra os candidatos do PSDB. Em um eventual segundo turno contra os tucanos, Lula mantém patamares acima de 50%, Doria amarga 22% e Leite apenas 20%. Nos dois casos, os tucanos ficam abaixo de brancos e nulos, que teriam 27% e 29%.
Principais cenários de 2º turno:
A
Lula: 52%
Bolsonaro 32%
B
Lula: 51%
Moro 34%
C
Lula: 50%
Ciro 27%
D
Lula: 51%
Doria 22%
Deixe seu comentário: