A Universidade de Harvard realizou um estudo de longa duração, ao longo de 85 anos, desde 1938, envolvendo mais de 700 profissionais de diversas partes do mundo. A cada dois anos, os pesquisadores questionaram esses profissionais sobre suas vidas profissionais, com o objetivo de determinar quais fatores têm o poder de aumentar ou diminuir a felicidade no trabalho. Os resultados apontaram que, em grande parte, as profissões mais infelizes são aquelas que se caracterizam pela solidão, onde os funcionários não têm a oportunidade de trabalhar em equipe.
O estudo concluiu que o segredo para uma vida mais feliz, saudável e longa não está vinculado a dinheiro, sucesso profissional, exercícios físicos ou uma dieta saudável. Pelo contrário, são os relacionamentos positivos que tornam as pessoas mais felizes ao longo de suas vidas, incluindo no ambiente de trabalho.
Segundo os pesquisadores, tarefas solitárias tendem a fazer com que as horas de trabalho pareçam mais longas e a falta de interações sociais também impacta negativamente na saúde dos trabalhadores, especialmente quando adicionados rotações ou turnos noturnos.
Diante disso, a Universidade de Harvard identificou sete empregos que geralmente geram maior insatisfação entre os trabalhadores:
Entregadores
Motoristas de caminhões de longa distância
Guardas de segurança
Trabalhos com horários noturnos, como vigilantes e porteiros
Trabalhos remotos
Atendimento ao cliente
Comércio varejista
Entre os empregos listados, alguns deles envolvem o atendimento ao cliente. A pesquisa explica que isso se deve às interações negativas frequentes nesse tipo de trabalho, onde é desafiador lidar com pessoas impacientes ou que apresentam problemas constantes. Essas situações tendem a gerar maior frustração e estresse nos funcionários que desempenham essas funções.
A pesquisa também enfatiza a importância das relações interpessoais no ambiente de trabalho, destacando que elas desempenham um papel fundamental em aliviar o sentimento de solidão e o estresse resultante de dias cansativos. Além disso, ressalta que o trabalho em equipe é essencial não apenas para aumentar a produtividade, mas também para elevar o moral dos funcionários.
Dicas
Para melhorar o ambiente de trabalho, os pesquisadores ainda listaram algumas dicas para auxiliar no dia a dia dos empregados.
Cultivar vínculos com os colegas de equipe é fundamental para trabalhar de forma mais eficiente e para elevar o ânimo no ambiente de trabalho.
Procure colegas de trabalho que compartilhem interesses semelhantes aos seus. Criar um grupo ou clube, como um clube do livro ou uma comunidade de jogos, pode fortalecer essas conexões.
Não hesite em pedir ajuda ou orientação quando necessário e esteja disposto a oferecer auxílio aos outros também.
Caso possível, busque ambientes de trabalho que permitam interações com colegas sobre assuntos não relacionados ao trabalho, promovendo um ambiente mais amigável e colaborativo.
Se a cultura da empresa ou a liderança valorizar o trabalho em equipe, isso tornará ainda mais fácil o estabelecimento de laços e parcerias no ambiente profissional.
*Com informações O Globo/La Nacion/Foto: FreePik
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