Natural de Tuparetama-PE, Domingos Sávio da Costa Torres nasceu em 21 de outubro de 1956. Filho de Josefa Torres e João Tunu da Costa, é o caçula dos 06 filhos do casal. Realizou os primeiros estudos na Escola Estadual Ernesto de Souza Leite, na sua Princesinha do Pajeú.
Formado em Economia pela Faculdade de Ciências Econômicas de Patos-PB, atuou como empresário na área de estivas e sua eficiência para a administração é reconhecida desde a sua adolescência quando trabalhava no comércio do pai, tendo sempre grande destaque na área.
Foi na juventude que Sávio deu os primeiros passos na militância política da sua terra natal. O pai, João Tunu da Costa, foi um dos benfeitores que encabeçou a luta pela emancipação política-administrativa de Tuparetama, resultando na sua nomeação como o primeiro prefeito do município. A presença feminina na política da cidade se deu através da mãe, Josefa Torres, que abriu passagem para outras mulheres ocupar espaço no Poder Legislativo. Dona Josefa foi a primeira vereadora de Tuparetama e uma das pioneiras no Legislativo do Sertão do Pajeú.
Em março de 1981, Sávio casou-se com o amor da sua vida, Raquel Renato, que é natural de Afogados da Ingazeira. Do casal nasceram Vinícius, Marcílio e Priscila.
Em 1992, na campanha de reeleição do irmão, Pedro Torres, Sávio foi seu companheiro de chapa concorrendo ao cargo de vice-prefeito. A disputa resultou na vitória dos dois irmãos e foi a partir daí, que Sávio iniciou sua trajetória política, passando dos bastidores para a linha de frente.
Durante a gestão 1993-1996, além do cargo de vice-prefeito, Sávio assumiu um importante desafio à frente da Secretaria de Saúde, onde realizou uma administração exitosa com destaque em toda a região. De passagem pela secretaria, passou a ter contato direto com a população, fazendo um trabalho voltado ao atendimento básico de saúde para as populações mais necessitadas.
Com vasta experiência no ramo administrativo e uma liderança promissora na política do Pajeú, Sávio Torres foi o nome de consenso para disputar a eleição de 2004, sendo eleito para o quadriênio 2005/2008. À frente de uma administração exitosa, disputou a reeleição, onde obteve uma expressiva vitória nas urnas, continuando na gestão seguinte de 2009 a 2012. Nos dois mandatos consecutivos à frente do executivo municipal, Sávio realizou um trabalho inovador com investimentos nas áreas da saúde, educação, assistência social, agricultura, com destaque para grandes obras de infraestrutura.
Atendendo o chamado do seu povo, candidatou-se novamente em 2016, sendo foi eleito para o 3º mandato no Executivo Municipal. Suas gestões tiveram marcas históricas, chegando a atingir 92% de aprovação popular. Em 2020, foi novamente candidato a reeleição pelo PTB e eleito com expressiva votação, um reconhecimento do povo ao trabalho que tem feito de Tuparetama um lugar cada vez melhor para se viver.
Sávio Torres está no 4º mandato de prefeito da sua “Princesinha do Pajeú”. Além do cargo no executivo, foi vice-presidente do Consórcio de Integração dos Municípios do Pajeú – CIMPAJEÚ, assumindo a presidência por alguns meses.
As gestões de Sávio se destacam por muitas conquistas a exemplo da nova escola 12 salas padrão FNDE, ciclofaixa e ciclovia, construção de praças, calçamentos, renovação e aquisição de novos veículos para a frota municipal, readequação do antigo matadouro em uma moderna garagem, construções de centros sociais em comunidades da Zona Rural, Academia das Cidades, portais, Estádio Lucena Chalega, Escolas Francisco Zeferino Pessoa, Padre Adelmo e Fracisco Chaves Perazzo, quadra da escola José Agostinho, UBS Vila Bom Jesus, Creche Mikaelle Nunes, reforma e ampliação do hospital, aquisição de aparelhos de última geração para o laboratório, dentre tantas outras.
Homem singular e de posições firmes no cenário político, suas administrações são reconhecidas por conduzir com zelo e responsabilidade o patrimônio público. No final do segundo mandato, Sávio recebeu vários prêmios, dentre os quais o Prêmio SEBRAE de Prefeito Empreendedor.
SÁVIO TORRES ELEVA TUPARETAMA AO TÍTULO DE CIDADE EXCELENTE
Recentemente, Sávio conquistou mais um grande feito, engradecendo o seu currículo de gestor público: o Prêmio Bandeirantes Cidades Excelentes 2021, ficando em 1º lugar no Estado de Pernambuco, com cidades de até 30 mil habitantes.
A avaliação do Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), que tem indicadores a partir de 5 pilares: eficiência fiscal e transparência, educação, saúde e bem-estar, infraestrutura e mobilidade urbana e desenvolvimento socioeconômico e ordem pública, Tuparetama ficou em 1º lugar em Infraestrutura e Mobilidade Urbana e 2º lugar em Desenvolvimento Econômico e Ordem Pública.
No cenário da pandemia do Coronavírus, onde as gestões públicas passaram por grandes dificuldades e transformações, a gestão do Trabalho e do Progresso saiu na frente e alcançou a incrível marca de 83,6% de aprovação popular, ficando no TOP 5 do Pajeú.
Deixe seu comentário: