28 de abril de 2026.
  • INÍCIO
  • POLÍTICA
  • POLICIAL
  • ESPORTES
  • PAJEÚ
  • VIAGEM AO PASSADO
  • ARCOVERDE
  • TELEFONES ÚTEIS
Governo do Estado de Pernambuco
Prefeitura de Arcoverde
Home Política

Segmento das pessoas com deficiência de Pernambuco repudia nomeação feita por Raquel Lyra

Romero Moraes por Romero Moraes
16 de junho de 2023
emᅠ Política
A A
0
Nota de repúdio da bancada de situação de Tuparetama
Compartilhe nosso conteúdo:

Nota oficial

Nós, representantes do segmento da pessoa com deficiência em Pernambuco, vimos, por meio desta carta, manifestar nosso veemente repúdio à nomeação de Daniela Rorato para o cargo de superintendente da SEAD (Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência), feita pela governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB). Consideramos essa escolha extremamente decepcionante e inadequada.

Ao ocupar um cargo tão relevante como esse, é fundamental que o titular tenha uma notória compreensão e experiência direta sobre as necessidades, desafios e direitos das pessoas com deficiência em Pernambuco. A Superintendência é um órgão que propõe executar as políticas públicas para às pessoas com deficiência no estado de Pernambuco. Portanto, para garantir a representatividade, é necessário que o titular da pasta seja uma pessoa com deficiência experiente. Assim, nosso segmento não se sente representado por uma pessoa sem deficiência.

Assim como ocorre com outros segmentos organizados da sociedade civil que se veem representados por aqueles que detém a representatividade e a legitimidade, é de se esperar, no mínimo, que o mesmo ocorra com o das pessoas com deficiência. A nomeação de alguém sem deficiência para esse cargo é uma afronta à luta dos direitos das pessoas com deficiência e um retrocesso nas conquistas alcançadas até o momento.

Configura um desrespeito às vozes e aos esforços incansáveis dessa parcela da população pernambucana que há anos luta por inclusão, igualdade de oportunidades e pelo pleno exercício da cidadania. Ademais, é necessário pôr fim a esta prática de indicar pessoas sem deficiência para cargos de representação, prática esta que perdura desde a gestão estadual passada.

Dessa forma, solicitamos que a nomeação feita pelo Governo do Estado seja reconsiderada imediatamente. É de fundamental importância que a Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência (SEAD), um órgão governamental vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção à Violência e às Drogas (SDSCJPVD), e criado para valorizar a pluralidade e a singularidade das pessoas, assegurar direitos e criar oportunidades para o cidadão com deficiência, seja liderada por alguém que possua vivências, conhecimento e sensibilidade para representar adequadamente o segmento.

Esperamos que a governadora Raquel Lyra tenha empatia e garanta a representatividade e legitimidade do segmento das pessoas com deficiência em Pernambuco. No aguardo de uma resposta e de ações corretivas concretas, permaneceremos vigilantes na defesa dos direitos das pessoas com deficiência em nosso estado.

Segmento das pessoas com deficiência de Pernambuco

Tags: Política
Compartilhe no Facebook!Envie no WhatsApp!

NotíciasRelacionadas

Quaest: Marília Arraes lidera para Senado e Humberto Costa aparece em segundo, mas empatado tecnicamente com rivais
Política

Quaest: Marília Arraes lidera para Senado e Humberto Costa aparece em segundo, mas empatado tecnicamente com rivais

28 de abril de 2026
Datafolha: João Campos tem 47%; Raquel Lyra 35% para o Governo de Pernambuco
Política

Quaest: João Campos tem 42% e Raquel Lyra tem 34% para o governo de Pernambuco

28 de abril de 2026
Polêmica na Câmara de SJE: “Me mostre uma obra que o Governo Fredson fez?”; disse Beto de Marreco e Aldo da Clipsi rebate “Discarados serão ofendidos”
Política

Polêmica na Câmara de SJE: “Me mostre uma obra que o Governo Fredson fez?”; disse Beto de Marreco e Aldo da Clipsi rebate “Discarados serão ofendidos”

26 de abril de 2026
Mais notícias
Próximo Post
Garçom humilhado por usar batom receberá indenização de R$ 12 mil

Garçom humilhado por usar batom receberá indenização de R$ 12 mil

Deixe seu comentário:

No Result
View All Result

INDEXBrasil - © Blog Mais Pajeú 2025 - Todos os direitos reservados.

No Result
View All Result
  • INÍCIO
  • POLÍTICA
  • POLICIAL
  • ESPORTES
  • PAJEÚ
  • VIAGEM AO PASSADO
  • ARCOVERDE
  • TELEFONES ÚTEIS

INDEXBrasil - © Blog Mais Pajeú 2025 - Todos os direitos reservados.