15 de maio de 2025.
  • INÍCIO
  • POLÍTICA
  • POLICIAL
  • ESPORTES
  • PAJEÚ
  • VIAGEM AO PASSADO
  • ARCOVERDE
  • TELEFONES ÚTEIS
Home Saúde

Serra Talhada, Tabira e mais 23 municípios de Pernambuco estão em risco de surto de arbovirose

Romero Moraes por Romero Moraes
14 de abril de 2023
emᅠ Saúde
A A
0
Pernambuco confirma primeira morte por chikungunya em 2019
Compartilhe nosso conteúdo:

Foi divulgado na útima quarta-feira, dia 12, um boletim da Secretaria da Saúde do Estado de Pernambuco, onde mostra “situação de risco de surto” de arboviroses.

Apesar da acentuada queda de casos suspeitos de arboviroses em Pernabuco neste trimestre de 2023 em relação ao mesmo período do ano passado, Sertânia e mais 24 municípios pernambucanos se encotnram em situação de risco de surto.

O número cosnta de boletim da Secretaria da saúde de Pernambuco (SES-PE) e referente até o dia 10 de abril sobre dengue, zika e chikungunya.

Dps 25 municípios, a maioria se localiza no agreste com 12, no sertão 9 e os demais, 2, em Abreu e Lima e Camaragibe, na região metropolitana do Recife e masi 2 na zona da mata, aliança e Tracunhaém.

Esses dados tem como base o levantamente rápido de Índices para o Aedes Aegypti (LIRAa) e o método de amostragem, segundo a SES-PE, é rápida e simplificado, que permite ao sistema de saúde acompanhar a situação dos mosquitos no território eno pais que integra o Programa Nacional do Controle da Dende (PNCD), desde 2022.

A metodologia analisa a infestação predial, com a den sidade de larvas nos imóveis positivos para o mosquito “Aedes aegpti de uma área urbana. Quando o índice de imóveis positivos para a presença de larvas é supeiior a 3,9% , o município tem “risco de surto”.

A scretaria de saúde de Pernambuco, no entanto, informa que os índices são de probalidade, ou seja, não significa que, mesmo com índice alto,m haverá surto”.

Ainda segundo a SES_PE, as metodogias não permitem acompanhar a contaminação do mosquito eplos arbovírus, significando que, mesmo que tenhamos índices altos, pode haver baixo índice de contaminação dos mosquitos e não haver surto.

Em relação aos demais municípios, 56 ser encontram em situação satisfatória (quando o índice predial é menor que 1%) e 102 em situação de alerta (índice entre 1% e 3,9%).

Em situação de risto na região do Sertão do Moxotó, estão:

Sertânia
Custódia
Inajá

Sertâo do Pajeú:

Serra Talhada
Tabira


Carnaubeira da Penha
Sertão do São Francisco

Parnamirim
Granito
Agreste

Pedra
Bom conselho
Brejo da Madre de Deus
Caruaru
Gravatá
Limoeiro
Feira Nova
Bom Conselho
Santa Cruz do Capibaribe
São Bento do Una
Surubim
Tupanatinga
Venturosa
Região metropolitana

Abreu e Lima
Camaragibe
Zona da Mata

Aliança
Tracunhaem

Tags: Saúde
Compartilhe no Facebook!Envie no WhatsApp!

NotíciasRelacionadas

Estudo revela que as mulheres precisam de mais sono do que os homens porque usam mais o cérebro ao longo do dia
Saúde

Estudo revela que as mulheres precisam de mais sono do que os homens porque usam mais o cérebro ao longo do dia

2 de maio de 2025
Tarefas domésticas podem prevenir Alzheimer e demências, sugere estudo
Saúde

Tarefas domésticas podem prevenir Alzheimer e demências, sugere estudo

1 de maio de 2025
Tadalafila foi o terceiro medicamento mais vendido no Brasil em 2024
Saúde

Tadalafila foi o terceiro medicamento mais vendido no Brasil em 2024

26 de março de 2025
Mais notícias
Próximo Post
Em Recife, incêndio em abrigo para crianças e adolescentes deixa mortos e feridos

Em Recife, incêndio em abrigo para crianças e adolescentes deixa mortos e feridos

Deixe seu comentário:

No Result
View All Result

INDEXBrasil - © Blog Mais Pajeú 2023 - Todos os direitos reservados.

No Result
View All Result
  • INÍCIO
  • POLÍTICA
  • POLICIAL
  • ESPORTES
  • PAJEÚ
  • VIAGEM AO PASSADO
  • ARCOVERDE
  • TELEFONES ÚTEIS

INDEXBrasil - © Blog Mais Pajeú 2023 - Todos os direitos reservados.