Vários países sofreram nesta sexta-feira (19) um apagão cibernético que atingiu empresas aéreas, de transportes, de mídias e companhias de telecomunicações.
A Microsoft informou nesta sexta que sofreu uma falha que impede a utilização de softwares e serviços próprios. Este problema afeta empresas em todo o mundo. Nos Estados Unidos, diversas empresas aéreas como a American Airlines, Delta, United Airlines e outras tiveram de cancelar seus voos. O mesmo aconteceu em aeroportos na Alemanha, Reino Unido e na Holanda. Parte do sistema de trens na Inglaterra também parou.
“Estamos investigando um problema que impacta o acesso aos aplicativos do Microsoft 365 e a serviços”, informou a companhia nas redes sociais há algumas horas. Na página de status do Azure, plataforma de computação em nuvem da companhia americana, há a informação de que a falha começou na noite de quinta-feira (18), o que provocou paralisações em todo o centro dos EUA.
Numa atualização mais recente, a Microsoft disse que conseguiu identificar a causa do problema e que está trabalhando para restaurar o acesso de todos os usuários.
O diretor executivo da empresa de segurança digital CrowdStrike, George Kurtz, publicou em suas redes sociais que o apagão tecnológico desta sexta não se trata de “um incidente de segurança ou ataque cibernético”. Segundo ele, um defeito encontrado na última atualização de computadores que usam o sistema Windows foi detectado e “uma correção foi implantada”. E continuou: “nossa equipe está totalmente mobilizada para garantir a segurança e estabilidade dos clientes CrowdStrike”, conclui.
No Brasil, não foram reportados grandes impactos até o momento, mas houve problemas em algumas empresas e aplicativos de bancos. Nas redes sociais, clientes que tentam acessar o aplicativo de algumas instituições bancárias relataram problemas e uma mensagem de “tente acessar mais tarde”.
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