Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando-se a si mesmos. Tiago 1.22
Ao ler o primeiro capítulo da carta de Tiago somos imediatamente impactados por três advertências contra o engano (v. 16, 22, 26). O antídoto de Tiago contra o engano é a Palavra de Deus ou “palavra da verdade” (v. 18), isto é, a revelação que Deus nos deu em Cristo e através do testemunho bíblico acerca de Cristo. É ao prestar atenção à Palavra de Deus que evitaremos a tragédia de sermos enganados. Nossa resposta à Palavra deve se dar em duas etapas.
Primeiro estágio: ouvir atentamente o que a Palavra está dizendo. “Sejam todos prontos para ouvir, tardios para falar” (v. 19). Nossa tendência natural em todas as situações é responder precipitadamente. Expressamos apressadamente nossa opinião, esquecendo-nos de que “a boca dos tolos derrama insensatez” (Pv 15.2). Quase sempre, a última coisa que fazemos (e que deveria ser a primeira) é fechar a boca e escutar. Aqui está um princípio geral de ampla aplicação: é melhor escutar do que falar. Ouvir respeitosamente é um dos maiores segredos de todos os relacionamentos harmoniosos. Isso é ainda mais verdadeiro no nosso relacionamento com Deus, pois ele falou conosco e nos exorta a ouvir a sua voz. Às vezes, porém, ouvimos apenas aquilo que queremos ouvir das Escrituras – os ecos reconfortantes de nossos próprios preconceitos culturais – e não percebemos o trovejar de sua Palavra à medida que ele nos desafia a ouvi-la.
Segundo estágio: agir obedientemente de acordo com a Palavra de Deus. A metáfora do espelho empregada por Tiago é particularmente reveladora (v. 22-23), pois o espelho nos transmite duas informações: ele nos diz como somos e, ao mesmo tempo, como devemos ser. O espelho diz: “Você está com uma mancha de sujeira na sua bochecha direita, então você deveria limpá-la. Sempre que nos olhamos no espelho devemos agir de acordo com aquilo que vemos. Semelhantemente, ao contemplarmos atentamente o espelho da Palavra de Deus, ele nos dirá o que somos e o que deveríamos ser.
A Palavra de Deus deve ser ouvida, recebida e obedecida. O verdadeiro discipulado não acontece sem essas coisas.
Para saber mais: Tiago 1.16-27
Retirado de A Bíblia Toda, o Ano Todo [John Stott]. Editora Ultimato.
Deixe seu comentário: